O Núcleo do PSD Quarteira, vem por este meio manifestar o seu desagrado perante a proposta do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos e do Secretário de Estado das Pescas, o algarvio José Apolinário,

de interdição da pesca do polvo entre 1 de Dezembro a 28 de Fevereiro na zona compreendida entre a Praia de Faro e a Praia Maria Luísa (Albufeira).

O PSD Quarteira, considera que esta é uma medida demasiado drástica, insensível e claramente despropositada, que causará sérias dificuldades à Comunidade Piscatória de Quarteira e a quem se dedica especificamente à captura do polvo.

Demonstra, inclusive a falta de capacidade do Ministério do Mar e respetiva Secretaria de Estado das Pescas em conseguirem alcançar medidas eficazes que permitam regular o esforço de pesca associado a esta espécie.

Sendo do conhecimento geral e factual, que a grande ameaça à sustentabilidade desta espécie encontra-se no esforço de sobrepesca que é levado a cabo por embarcações que excedem em larga medida o número de armadilhas permitidas por lei e elevado número de horas de trabalho.

O PSD Quarteira, acredita que a solução para a questão da pesca do polvo só será possível de ser resolvida com medidas corajosas de carácter tecnológico e que permitam de forma fiável fiscalizar a utilização de armadilhas evitando o excesso, controlo das horas de trabalho, posicionamento GPS das embarcações e respetivas artes, existindo mais condições de monitorização por parte da Autoridade Marítima em terra e no mar.

Em condições normais a pesca do polvo tem capacidade para decorrer com normalidade na costa algarvia e nomeadamente na zona proposta para interdição. Aquilo que se tem registado nos últimos anos, são condições anormais de excessiva captura que têm que ser resolvidas de outras formas.

 

Pela Comissão Política do PSD Quarteira