Foi lançado no dia 23 de janeiro o primeiro single, «Delicadeza», do novo disco «Eva» de Cristina Branco, cujo videoclip, assinado pela realizadora Joana Linda,

foi integralmente filmado na Mina de Sal-Gema de Loulé, por cortesia da empresa TechSalt SA. Este trabalho audiovisual nasceu no âmbito da residência artística realizada pela cantora e seus músicos no Auditório do Solar da Música Nova, em finais do ano transato, a convite do Município de Loulé através do Cineteatro Louletano, e contou com o apoio do Loulé Film Office.

O videoclip está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Fko5xGq7pAw

De 11 a 17 de novembro de 2019 a prestigiada Cristina Branco – uma dos mais importantes intérpretes portuguesas da atualidade – e os seus músicos estiveram em residência artística em Loulé para preparação do seu novo álbum, indo ao encontro da estratégia de programação do Cineteatro Louletano de continuar a privilegiar o apoio ao contexto artístico português e a estreia a sul, em Loulé, de novas criações quer de criadores emergentes, quer de artistas já reconhecidos do panorama nacional. Ao mesmo tempo, a aposta no formato de residência artística tem permitido desenvolver uma dinâmica complementar entre a oferta apresentada no Cineteatro e a funcionalidade mais específica do Auditório do Solar da Música Nova enquanto equipamento cultural.  

O tema do single “Delicadeza”, escrito por Francisca Cortesão (letra e música), tem Cristina Branco a assinar a produção musical com os seus habituais cúmplices: Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Luís Figueiredo (piano). Recorde-se que a música atual portuguesa é a base explorada por Cristina Branco, uma das mais importantes intérpretes portuguesas da atualidade.

Com edição prevista para março de 2020, é a  19 de junho, pelas 21h30, que Cristina Branco apresentará o disco “Eva”, em estreia a sul, no palco do Cineteatro Louletano. Entretanto, em, breve serão anunciadas mais surpresas resultantes desta ligação afetiva e artística da prestigiada intérprete a Loulé.

“Eva é fotógrafa, ela captura a alma e a beleza do corpo humano. Ela nasceu no dia 2 de março de 2006 na Dinamarca, território de Louisiana, o Museu de Arte Moderna.
Nasceu aos 34 anos. Às vezes nasce-se assim, numa folha em branco, por uma mente intrincada e uma mão trémula. Ela chegou na forma de uma pergunta: O QUE É PARA TI A VERDADEIRA LIBERDADE? Deste pensamento em diante ela tornou-se um compromisso comigo mesma. Construí-a à minha imagem e tentei “consertar” todas as minhas dúvidas e medos, como um artista que cria o seu próprio universo moral sem nenhum arrependimento ou culpa! Eva é um espírito livre em permanente evolução!” – acrescenta Cristina Branco sobre “Eva”, alter-ego criado pela artista que dá nome a este novo álbum.

Cristina Branco conta com a fotografia de Joana Linda e também com a realização vídeo, pois em “Eva” é assumida ainda mais a parceria com a fotógrafa/realizadora Joana Linda que assinou a capa de disco, vídeos, fotos e uma leitura estética sobre o “novo normal” da cantora nos últimos anos.

Para mais informações os interessados podem contactar o Cineteatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, bem como a sua conta no instagram (cineteatrolouletano).

O Cineteatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas do Município de Loulé e está integrada na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

 

Por: CML/GAP /RP