O discurso anual da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sobre o Estado da União - «State of the European Union» - no qual é feito um balanço sobre situação atual e elencados os principais desafios, decorre nesta quarta-feira, dia 16 de setembro, pelas 8 horas,

 esperando-se que sejam apontadas também as grandes linhas prioritárias de intervenção da Comissão Europeia para o próximo ano.

Efetuado perante o Parlamento Europeu, o discurso sobre o estado da União Europeia (SOTEU) é uma ocasião fulcral para demonstrar a responsabilidade da Comissão Europeia perante os representantes democraticamente eleitos da UE.

 O debate centra-se em temas importantes como a futura recuperação económica, as alterações climáticas, o desemprego dos jovens e os fluxos migratórios.

Este evento, que se realiza anualmente, é importante para promover uma União mais transparente e democrática, constituindo uma oportunidade para aproximar a União Europeia dos cidadãos, pondo em destaque os principais pontos de ação e desafios do ano. Os direitos dos cidadãos e o processo democrático estão no cerne deste debate plenário único.

Este será o primeiro SOTEU «State of the European Union» da Presidente Ursula von der Leyen prevendo-se que esta defenda a construção de um futuro verde, digital e saudável para a Europa e para o mundo pós-coronavírus.

Convidamos todos a acompanhar a transmissão em direto do discurso a partir das 8 horas (hora portuguesa) e a contribuir para o debate sobre o futuro da Europa podendo organizar visualizações de conjunto nas vossas instituições.

Podem obter todas as informações e também participar do Debate ou com as vossas reações ao Discurso no evento de facebook que o Europe Direct Algarve dinamiza nesse dia https://www.facebook.com/events/977702026078854/

Após a transmissão do discurso nos canais, a convite do Europe Direct Algarve, estarão em direto o Presidente da CCDR Algarve, Francisco Serra, a Diretora de Serviços de Desenvolvimento Regional, Maria de Lurdes Carvalho, o coordenador do Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais, Aquiles Marreiros, e o jornalista Filipe Vilhena (Postal do Algarve) para tecer os primeiros comentários e reações a este discurso, particularmente sobre as consequências das políticas europeias no Algarve, com transmissão na página Facebook do evento.

 

CCDR Algarve