As praias do concelho de Lagoa, voltam a constar na lista das melhores do mundo, com a Praia da Marinha no Top 10 das melhores da Europa 2024 e com a Praia do Carvalho em 8ª do mundo com as águas mais azuis.

A zona costeira do concelho de Lagoa voltou a ser distinguida nas listas das melhores praias da Europa e do Mundo, reveladas nos últimos dias. A Praia da Marinha mantém-se no Top 10 do ranking das Melhores Praias da Europa para o Verão de 2024, elaborado pelo site de viagens BookRetreats, e a Praia do Carvalho ocupa o oitavo lugar da lista das que têm as águas mais azuis do mundo, elaborada pelo site de alojamento CV Villas a partir da análise das imagens do Google Maps de 200 praias de todos os continentes.

O BookRetreats avaliou praias de 16 destinos europeus a partir dos seus índices de popularidade, segurança, acessibilidades, condições meteorológicas e qualidade da água, e revelou, no dia 31 de março, a lista das 25 melhores praias da Europa para o verão de 2024, na qual predominam as praias de Espanha, com a Praia de La Concha a conquistar o primeiro lugar.

Portugal reivindicou seis lugares da lista: quatro no Algarve – em 2º lugar, a Praia da Falésia, no concelho de Albufeira, em 10º a Praia da Marinha, no concelho de Lagoa, em 17º a Praia da Armona, no concelho de Olhão, e em 23º a Praia da Terra Estreita, no concelho de Tavira –, e duas na Ilha da Madeira – a Praia da Ponta da Calheta em 15º lugar e, em 20º, a Praia do Garajau.

Na lista das praias com as águas mais azuis, a nível mundial, há duas portuguesas: em 8º lugar, a Praia do Carvalho, em Lagoa, e em 25º, a Praia da Boneca, em Lagos. Esta análise das imagens do Google Maps utilizou uma ferramenta para retirar o código RGB (cor) de cada uma e cruzar com outro código, o YinMn Blue, que determina o tom azul mais azul. O primeiro lugar foi conquistado pela Praia de Pasqyra, na Albânia.

Recorde-se que a Praia da Marinha é, há muito, reconhecida no Guia Michelin como uma das 10 mais belas da Europa e das 100 mais belas do mundo; foi distinguida com o galardão de “Praia Dourada” pelo Ministério do Ambiente em 1998; em 2015, foi oficialmente classificada como um dos melhores destinos da Europa pela European Best Destination; e em 2018 e 2019, foi eleita uma das 52 melhores praias do mundo pela cadeia de televisão norte-americana CNN.

Em 2020, várias praias do concelho de Lagoa contribuíram ainda para a distinção do Algarve como Melhor Destino de Praia do Mundo, tal como para as sete distinções anteriormente conquistadas a nível europeu.