As obras de requalificação do acesso à Praia da Marinha já começaram e devem estar concluídas no próximo outono de 2020.

Um passeio, paralelo a toda a via de acesso, mas com uma cota superior à da estrada para proteger a segurança dos peões e evitar o estacionamento abusivo é uma das novidades que a obra vai trazer à entrada da praia da Marinha.

A zona da falésia vai receber um novo miradouro suspenso que promete uma interação privilegiada com toda a envolvente natural, bem conhecida pela sua extraordinária beleza.

A preservação e salvaguarda do ecossistema ambiental foi a primeira preocupação do projeto que não prevê alteração dos elementos naturais existentes, nomeadamente da vegetação.  Pretende-se mesmo minimizar a pegada ecológica e evitar a intrusão dos veículos em meio natural.

O reordenamento do estacionamento é outra melhoria significativa a resultar desta intervenção.  São 114 lugares que ficam disponíveis nesta zona requalificada. Deste total, 78 situam-se na zona norte, sendo três deles destinados a autocarros.

Os outros 36 lugares localizam-se na zona sul da área. Destes, um dos lugares é reservado a cargas e descargas, dois a veículos prioritários e outros dois a utilizadores com mobilidade reduzida. Esta zona, que também terá espaço para velocípedes, será ainda dotada de um pavimento diferenciado dos restantes com o objetivo de conferir maior embelezamento ao lugar.

Está igualmente prevista uma área para os vendedores ambulantes. Novas ilhas ecológicas e papeleiras estrategicamente colocadas fazem parte das novas condições do local.

O custo da obra, promovida pela Câmara Municipal de Lagoa, situa-se nos 432.493,81 Euros. O procedimento de contratação pública foi iniciado em agosto de 2019 e visado pelo tribunal de contas em maio de 2020.  O prazo de obra é de 150 dias.

A construção de infraestruturas de saneamento básico e a rede de drenagem de águas pluviais também está contemplada, sendo que a Iluminação pública e ramais de abastecimento de eletricidade tinham sido previamente assegurados.

Esta obra de requalificação do acesso e estacionamento da Praia da Marinha incide numa área de cerca de 12,700 m2. É de esperar que contribua para aumentar o já elevado reconhecimento desta praia considerada por entidades nacionais e internacionais como uma das mais belas do mundo.

 

Por: Município de Lagoa