O Portimonense conquistou hoje a segunda vitória na I liga de futebol, ao receber e vencer o Famlicão por 2-1, em jogo da 12.ª jornada, dando novo alento aos algarvios na fuga aos últimos lugares.

Sem ganhar desde a segunda jornada - vitória em Tondela por 2-1 -, a equipa algarvia chegou aos 2-0 com os golos de Dener, aos 33 minutos, e de Lucas Possignolo, aos 73, tendo os famalicenses, que registaram o terceiro jogo consecutivo sem vencer para a Liga, reduzido aos 90+3, através de Fábio Martins, na recarga a uma grande penalidade por si apontada.

Com esta vitória, o Portimonense sobe a 14.º com 11 pontos, mais três do que o Paços de Ferreira, primeira equipa abaixo da linha de despromoção e que na segunda-feira joga em casa do FC Porto, enquanto o Famalicão conserva o quarto posto com 24 pontos.

 
Ficha

Jogo no Estádio Municipal de Portimão.

Portimonense - Famalicão, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Dener, 33 minutos.

2-0, Lucas Possignolo, 73 (grande penalidade).

2-1, Fábio Martins, 90+3.

 

Equipas:

- Portimonense: Ricardo Ferreira, Koki Anzai, Lucas Possignolo, Jadson, Fernando, Henrique, Dener (Paulinho, 65), Lucas Fernandes (Rômulo, 88), Pedro Sá, Aylton Boa Morte (Anderson Oliveira, 84) e Jackson Martinez.

(Suplentes: Gonda, Rômulo, Paulinho, Beto, Anderson Oliveira, Willyan e Rodrigo Freitas).

Treinador: António Folha.

- Famalicão: Rafael Defendi, Riccieli, Nehuén Pérez, Roderick, Centelles, Guga (Rúben Lameiras, 74), Uros Racic, Pedro Gonçalves, Diogo Gonçalves (Schiappacasse, 85), Fábio Martins e Toni Martinez (Anderson, 74).

(Suplentes: Vaná, Ofori, Schiappacasse, Rúben Lameiras, Cafú Phete, Anderson e Jorge Pereira).

Treinador: João Pedro Sousa.

Árbitro: Iancu Vasilica (Vila Real).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Pedro Sá (50) e Anderson (90+5).

Assistência: 2.714 espetadores.

 

COMENTÁRIO: Portimonense quebra jejum de três meses com vitória na receção ao Famalicão

O Portimonense quebrou hoje um jejum de vitórias que se prolongava há mais de três meses, ao bater o Famalicão em casa, por 2-1, em jogo da 12.ª jornada da I Liga de futebol.

Os golos de Dener, aos 33 minutos, e de Lucas Possignolo, aos 73, de grande penalidade, valeram o triunfo, sofrido nos minutos finais, depois de Fábio Martins ter reduzido a diferença no terceiro minuto de descontos.

O Portimonense, que não ganhava há nove jogos (2-1 em Tondela, em 19 de agosto, na segunda ronda), subiu ao 14.º lugar, com 11 pontos, enquanto o Famalicão permanece no terceiro posto, com 24 pontos.

Com três novidades no 'onze' - Fernando, Henrique e Dener -, António Folha manteve a opção pelos três centrais num esquema de 5-4-1, enquanto os famalicenses jogaram no habitual 4-3-3, com Roderick e Guga a regressarem à titularidade.

Depois de um quarto de hora de estudo mútuo, os algarvios começaram a revelar-se mais práticos e verticais, chegando com rapidez à baliza de Rafael Defendi, 'pegaram' na partida e, no espaço de poucos minutos, criaram várias ocasiões claras de golo.

Aos 18 minutos, Dener cabeceou com perigo ao lado e, três minutos depois, novamente de cabeça, obrigou Defendi a esticar-se para grande defesa.

Pelo meio, aos 19, foram Jackson Martinez e Koki Anzai, que, com a baliza deserta, falharam o desvio, após boa jogada individual de Henrique na esquerda.

Os adeptos do Portimonense sentiam que o golo estava iminente e, aos 33 minutos, festejaram mesmo: Aylton Boa Morte, numa incursão pela direita, cruzou atrasado para a entrada fulgurante de Dener, que rematou à entrada da área sem hipóteses.

O Famalicão, a um nível inferior àquilo que tem exibido na Liga, esteve muito apagado no primeiro tempo e só incomodou o adversário com um remate de Diogo Gonçalves por cima, perto do intervalo (41).

O descanso fez bem aos forasteiros, que surgiram mais dinâmicos e transfigurados do ponto de vista ofensivo, nomeadamente com combinações mais rápidas a meio-campo, criando dificuldades aos algarvios.

Toni Martinez desperdiçou a primeira oportunidade, aos 55 minutos - surgiu isolado, mas rematou fraco e à figura de Ricardo Ferreira -, e Pedro Gonçalves, aos 62, também surgiu na 'cara' de Ricardo Ferreira, mas atirou rasteiro ao lado.

Observando o incómodo do seu conjunto nesta fase, o técnico do Portimonense, António Folha, mexeu na equipa, mas esta, sem beneficiar das mudanças, acabou por aumentar a vantagem, aos 73 minutos, num penálti de Lucas Possignolo a castigar falta de Roderick sobre Aylton Boa Morte.

O Famalicão tentou reentrar no jogo, com Diogo Gonçalves a atirar ao poste (81) e Anderson a obrigar Ricardo Ferreira a grande defesa (84), e ainda reduziu a diferença, por Fábio Martins, aos 90+3, na recarga a uma grande penalidade marcada pelo próprio e sustida pelo guardião algarvio.

(declarações)

Portimão, Faro, 30 nov 2019 (Lusa) - Declarações dos treinadores após a partida Portimonense-Famalicão (2-1), da 12.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio Municipal de Portimão:

António Folha (treinador do Portimonense): "Faltava esta e mais algumas vitórias. É uma vitória que queríamos muito. Fizemos uma excelente primeira parte, com muitas e boas ocasiões para podermos até sair para o intervalo com mais um golo.

Com o 2-0, ficámos tranquilos, apesar de o Famalicão ter mais bola e circular mais rápido, atraindo e colocando no corredor contrário para criar algumas oportunidades. O Famalicão, nesse período, criou ocasiões, mas creio que o Portimonense esteve sempre bem.

Depois, o resultado ser 2-1 pouco importa para nós. Importa a atitude, a qualidade de jogo e, na parte final, o muito espírito e muita alma, que levou a que tenhamos conseguido os três pontos.

Acho que passa pela cabeça de toda a gente [sofrer o empate nos minutos finais]. Temos sofrido golos nos últimos minutos. Os jogadores são seres humanos e é natural que lhes passe isso pela cabeça. Mas essas situações também permitem o nosso crescimento. Hoje, os jogadores foram mais inteligentes, conseguindo segurar o resultado."

João Pedro Sousa (treinador do Famalicão): "Na primeira parte, não fomos agressivos, com bola ou sem bola, fomos lentos a circular e não conseguimos impor o nosso jogo, nem aproveitar as 'nuances' táticas com o espaço que o adversário ia libertando na linha defensiva, quando pressionavam os nossos médios.

O Portimonense conseguiu bloquear-nos e a nossa reação à perda não foi rápida nem agressiva, permitindo vários ataques rápidos ao Portimonense. Até ao intervalo, o resultado era justo. O Portimonense fez uma boa primeira parte e nós não conseguimos dominar o jogo.

Após o intervalo, retificámos, melhorámos, fomos mais rápidos e mais agressivos, controlando e depois dominando o jogo. Criámos situações para marcar, mas não fomos competentes. Quando marcámos, o jogo já estava na parte final e não fomos a tempo de igualar. Foi um bom espetáculo e parabéns ao Portimonense pela vitória.

Alguma sobranceria pelo bom arranque do campeonato? Não. Já estivemos três meses em primeiro lugar. Isso aqui nunca vai acontecer. Esse tipo de relaxamento, ou de pensarmos que já fizemos o que chegue, esta equipa seguramente nunca o irá fazer. Nunca irá acontecer."

 

Por:Lusa