Natal é tempo de partilha e de solidariedade.

O Natal é tempo de tradições e a Campanha de Natal « Um cabaz para todos» já faz parte da expressão de uma comunidade solidária e preocupada com os que mais precisam, num tempo de reunião, de reencontros e de partilhas.

Em sintonia com este espírito e para que o Natal chegue a todos, o Município de Ourique, em parceria com o Banco Alimentar, o Comércio Local, as Juntas de Freguesia e o Agrupamento Vertical de Escolas e Paróquias do Concelho de Ourique, organiza uma recolha de alimentos junto do comércio local em todo o concelho, que decorrerá de 2 a 9 de dezembro. A iniciativa integra ainda a recolha de brinquedos novos ou usados em bom estado que certamente farão a alegria de muitas crianças das famílias visadas neste impulso cívico, solidário e de enriquecimento do universo das crianças.  A recolha de brinquedos decorrerá nas piscinas municipais, em cabazes colocados para o efeito.

 

É cívico, porque conta com a participação dos mais jovens nas suas escolas e com o envolvimento ativo de toda a comunidade de Ourique.

 É solidário, porque a recolha de géneros alimentares como o leite, o azeite, a farinha, o açúcar, o sal, os enlatados, as conservas, o grão, o feijão, as bolachas e os cereais, de entre outros não perecíveis, permitirá a distribuição dos bens recolhidos pelas famílias mais carenciadas de acordo com a avaliação realizada pelas entidades parceiras da iniciativa.

 É enriquecedor do universo infantil porque conjuga a pedagógica ideia de partilha e de dispensa dos brinquedos supérfluos ou excessivos, que os mais pequenos têm lá no quarto ou em casa, com as crianças que mais precisam. Por vontade de quem dá, há brinquedos que vão ter uma nova casa.O Município de Ourique, em linha com a expressão solidária de anos anteriores, apela à participação nesta campanha de todos os que possam dispensar um bem alimentar para compor os cabazes de Natal que trarão mais alegria e espírito da época a muitos lares de Ourique.

 

Por: CM Ourique