18 de abril | 21h00

A ARTIS XXI, a Questão Repetida e a Associação de Saúde Mental do Algarve – ASMAL apresentam a Ópera Vencer o Dia, no dia 18 de abril, pelas 21h00, no Cineteatro Louletano.

A Ópera Vencer o Dia, regida pelo mote “o amor é mais invisível que o ódio. Por isso é tão importante. As coisas boas são mais invisíveis, mais difíceis de ver” promete ser um espetáculo de partilha, de experiências e de desafios entre os intérpretes.

É um trabalho de arte participativa que aposta na fusão de pessoas, profissionais e não-profissionais, e que teve como ponto de partida o longo trabalho já realizado pelo Teatro do Sótão - grupo Inclusivo da ASMAL, sob a direção de Nidia Gonçalves.

Este projeto reúne em palco 5 cantores líricos, com a Orquestra Barroca D’Aquém Mar numa formação especial, constituída por quinteto de cordas, traverso, cravo e percussão. É um tutti sustentado por um trabalho de eletrónica que se molda às necessidades da massa corporal e sonora.

A direção artística é de Elsa Mathei e de Nidia Gonçalves, o libreto, a música e dramaturgia de Teresa Gentil, a direção musical de Jorge Macedo, a coreografia e encenação de Aldara Bizarro. A inspiração dramatúrgica resulta de um trabalho imersivo com o grupo da ASMAL, dirigido por Luís Correia Carmelo, com preparação vocal e musical do barítono Francisco Brazão.

A estreia está marcada para dia 18 de abril no Cineteatro Louletano, pelas 21 horas, sendo que, no dia 25 de maio irá realizar-se uma segunda apresentação, no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, no mesmo horário.

Os bilhetes estão à venda nas bilheteiras físicas, na bol e/ou em postos aderentes como a FNAC, Worten, CTT, entre outros.

Este evento é co-produzido pela ARTIS XXI, ASMAL, Questão Repetida e Cineteatro Louletano, com o apoio da Direção-Geral das Artes, Município de Loulé, Município de Lagoa e Município de Faro.

 

Artis