Esta decisão resulta de uma proposta conjunta de 14 países mediterrânicos, entre os quais Portugal, Arménia, Croácia, Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália, Líbano, Malta, Marrocos, Montenegro, San Marino e Tunísia.
A resolução, que originou esta determinação, reconhece a Dieta Mediterrânica como um padrão alimentar equilibrado e saudável que integra frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas, frutos secos e azeite, contribuindo, eficazmente, para a prevenção de doenças não transmissíveis, da obesidade e malnutrição. A Assembleia Geral das Nações Unidas considera, igualmente, o papel da Dieta Mediterrânica na promoção da biodiversidade, sustentabilidade ambiental e de sistemas alimentares resilientes.
Para além da dimensão nutricional, a Assembleia Geral destaca os valores culturais e sociais deste património, já reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, realçando os princípios de hospitalidade, diálogo intercultural, criatividade e respeito pela diversidade. A resolução assinala, ainda, o valor histórico das mulheres na preservação e transmissão dos conhecimentos e práticas associados à Dieta Mediterrânica, bem como a sua importância para as comunidades locais, economias regionais, micro, pequenas e médias empresas, agricultura familiar e coesão social.
Tavira, enquanto Comunidade Representativa de Portugal junto da UNESCO para a Dieta Mediterrânica, assume uma responsabilidade reforçada na preservação e divulgação deste património.
A celebração do Dia Internacional da Dieta Mediterrânica constitui uma oportunidade para amplificar a sensibilização pública, dinamizar iniciativas educativas, culturais e gastronómicas e consolidar Tavira como referência nacional e internacional na valorização deste legado reconhecido mundialmente.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) foi convidada a facilitar a observância desta data que deverá envolver Estados-Membros, organizações internacionais, sociedade civil, setor privado e academia na promoção de atividades e partilha de boas práticas.
CM Tavira




