A presente conferência propõe uma abordagem à vida e obra de Joaquim José Rasquinho (1736–1822), pintor e dourador algarvio, natural de Loulé, cuja atividade se destacou na pintura de tetos e telas ao longo dos séculos XVIII e XIX. Com um percurso artístico que abrange diversas localidades do Algarve, Rasquinho tornou-se uma figura central na produção artística regional, deixando um legado valioso para a compreensão do contexto artístico e cultural da época.
Através da análise das suas obras e do seu percurso biográfico, será traçado um panorama da arte no Algarve setecentista e oitocentista, com especial atenção aos contextos históricos de Loulé, Faro e Tavira.
Ricardo Louro é licenciado em Património Cultural e Arqueologia pela Universidade do Algarve e possui especialização em Museologia e Museografia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Técnico Superior no Museu Municipal de Tavira, tem desenvolvido trabalho na área da divulgação patrimonial, destacando-se pela publicação de artigos, a realização de conferências e visitas orientadas centradas na história e património do Algarve.
CM Loulé




