O Salário Mínimo Nacional (SMN) subiu de 600 para 635 euros no primeiro dia de 2020, uma medida que deverá aranger 720 mil trabalhadores.

Mas quanto é que um trabalhador português ganha, após descontos, em termos líquidos? São 565 euros, mais 5,8% que os 534 euros em vigor em 2019.

Segundo um estudo da Picodi, que abrange 54 países nos quais existe um salário mínimo fixado pelo Governo, em 2020 o maior aumento anual no salário mínimo em termos líquidos foi observado na Nigéria (64,8%). Em alguns países, como EUA, Espanha, África do Sul e Letónia, o salário mínimo não mudou. Já Portugal surge na no 34º lugar do ranking. 

«A análise incluiu 54 países nos quais existe um salário mínimo fixado pelo Governo. Segundo a pesquisa, a carga fiscal varia entre países, por exemplo nas Filipinas e em Hong Kong o salário mínimo não é tributado de forma nenhuma enquanto noutros lugares a diferença entre valor bruto e valor líquido alcançou até 40% (Roménia). Por isso, para que a comparação de salários seja adequada, tomámos em conta valores líquidos, ou seja, o dinheiro que realmente vai para o bolso do trabalhador que ganha o salário mínimo», explica a Picodi.

Por: Idealista