O Município de Monchique, no âmbito da situação pandémica atualmente registada, tem vindo a desenvolver e a implementar um conjunto de medidas de apoio social orientadas para a população, com o cuidado de serem ajustadas às necessidades identificadas.

Consciente das características da população residente no concelho de Monchique, a qual conta com um número considerável de pessoas idosas, o município criou uma série de serviços de apoio.

A operacionalização de um serviço de entrega de medicamentos e de bens alimentares, em estreita articulação com as farmácias e supermercados de referência para a população, agora em casa, permite assegurar, em segurança, as necessidades básicas da comunidade. Também a alimentação dos animais não foi descorada, já que estão operacionalizadas todas as entregas.

O programa “Idoso Seguro” surge nessa perspetiva. A partir de uma colaboração entre o Município de Monchique e a Guarda Nacional Republicana, que identifica idosos residentes no concelho sem retaguarda familiar e isolados geograficamente, permite efetuar entregas de cabazes alimentares. Esse momento surge também como uma oportunidade para sensibilizar e alertar os munícipes para a importância do isolamento social e das boas práticas para evitar o contágio por Convid-19.

Também as crianças referenciadas pelo Agrupamento de Escolas de Monchique, como pertencentes a famílias economicamente carenciadas, estão a beneficiar de um cabaz semanal de bens alimentares, que são um suporte também para todo o agregado familiar. Para além dos cabazes supra referidos, também têm sido entregues outros, a famílias em situação de grave carência económica, devidamente referenciados pelas Juntas de Freguesia do concelho, Serviço Local de Ação Social e Unidade de Cuidados Continuados - UCC Mons Cicus. De referir, ainda, o trabalho de proximidade com todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social com vista a referenciar e ajudar também os Trabalhadores e os Utentes das valências de Lares, Apoio Domiciliário e Centro de Dia.

 

Por: CM Monchique