Arranca a segunda temporada de inverno do ciclo «Acordes na Aldeia», no dia 25 de Janeiro, pelas 22h00, na Casa do Povo de Santo Estêvão, com o concerto d’ O Gajo.

Nesta edição, os músicos convidados têm em comum o gosto pela guitarra. O Gajo surge associado à viola campaniça. Este nasceu, em Lisboa, em 2016, pela mão de João Morais que tinha como intuito estabelecer a ligação entre a sua música e o Alentejo.

A viola campaniça ou alentejana era o instrumento usado para acompanhar os cantares à desgarrada ou «cantes a despique», nas festas e feiras na região alentejana.

João Morais é músico, desde 1988, e só após quase 30 anos a tocar guitarras vindas de fora, é que conhece, num concerto em Beja, a viola campaniça. Trá-la para Lisboa, atribui-lhe novas tonalidades, afastando-a da linguagem mais tradicional, mas mantendo intacta a sua portugalidade.

«As composições d’ O Gajo podem soar a fado, mas não são fado, podem soar a música tradicional, mas não são música tradicional, são um híbrido disso tudo e muito mais. O Gajo toca música do mundo».

Este ciclo conta, ainda, no seu programa com os seguintes concertos:
- Dia 29 de fevereiro: Mário Delgado & Carlos Barretto
- Dia 07 de março: Manel Cruz

«Acordes na Aldeia» é uma organização da Casa do Povo de Santo Estêvão, o qual conta com o apoio do Município de Tavira e da Junta de Freguesia de Luz e Santo Estêvão.

Por: CM Tavira