O reforço do SNS no concelho vai passar pela criação do Parque de Saúde, ampliação do Centro de Saúde de Quarteira, novo Serviço de Urgência Básica de Loulé e outros investimentos

O ecossistema de Saúde que está a ser criado no concelho de Loulé ganha agora novos contornos com a implementação do “Projeto Integrado – Saúde em Loulé Aqui e Agora”, no âmbito do protocolo celebrado na passada sexta-feira entre o Município e a Unidade Local de Saúde do Algarve (ULS).

Com o objetivo de robustecer a resposta do SNS no concelho, e transversalmente em toda a região Sul, de forma integrada e completa, são várias os serviços previstos que permitirão dar um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população.

O Parque de Saúde de Loulé vai nascer na Rua Humberto Pacheco, junto ao Edifício Outreach do ABC, e será um dos pólos mais marcantes do projeto. Uma das principais valências que ficará aqui alocada é o Complexo Diagnóstico Oncológico Avançado (CDOA), uma resposta a um dos grandes anseios dos algarvios. Irá integrar a PET-TAC Tomografia por Emissão de Positrões, a Ressonância Magnética Nuclear, equipamento que se encontra provisoriamente a funcionar em contentores junto ao Pavilhão Municipal, e o Centro de Procriação Medicamente Assistida com diagnóstico genético pré-implantatório, o segundo do país, depois do Hospital S. João do Porto. Além da cedência do terreno, a Câmara de Loulé irá comparticipar o edifício com um apoio de 1,9 milhões de euros. O concurso público já está aberto e o financiamento comunitário assegurado.

É também nesta Parque que irá nascer a Unidade de Saúde Mãe Soberana, que permitirá acabar com o número de utentes sem médico de família no concelho. Mais um investimento que contará com o apoio da edilidade – cerca de 4 milhões de euros. Importante será também a criação do Centro de Hemodiálise de Loulé, colmatando uma necessidade sentida por muitos doentes renais em termos de resposta regional.

As Urgências do SNS, a funcionar junto ao “antigo” Centro de Saúde, encontram-se num espaço subdimensionado para o número de doentes que aqui acorrem, sendo outra das apostas do “Saúde em Loulé Aqui e Agora” a criação de um Novo Serviço de Urgência Básica de Loulé, dando instalações condignas e funcionais a utentes e trabalhadores. Além das Urgências, está prevista uma Unidade de Convalescença, proporcionando um incremento significativo da capacidade face à atualmente existente, e uma Unidade de Diagnóstico Imagiológico e Analítico, incluindo Raio X, TAC, Ecografia e outros exames de ambulatório para o SNS. O novo edifício será construído em terrenos à entrada de Loulé, no Vale de Asnos, Canos ou Monte Novo.

Em Quarteira, o Centro de Saúde será ampliado. Nesse sentido, será criado um novo edifício que irá responder às necessidades da USF Estrela do Mar, e permitirá a instalação de uma Unidade de Psiquiatria e Psicologia da Comunidade, que servirá todo o concelho, sendo esta, de resto uma necessidade premente na região.

No âmbito deste acordo estão previstas ainda outras iniciativas, como a prescrição de exames de Ressonância Magnética pelos médicos de cuidados de saúde primários do concelho de Loulé, a realizar no Imaging Lab by ABC, e a Bolsa Investigação Saúde em Loulé Aqui e Agora, que serão implementados no âmbito das atividades diferenciadas do Centro de Saúde Universitário de Loulé.

Durante a cerimónia, Tiago Botelho, presidente da ULS, destacou a “coligação de vontades entre as duas entidades”, que já permitiu realizações como o primeiro Centro de Saúde Universitário do país. “Isto é para o futuro, mas é sobretudo para ajudar à missão do SNS e ajudar a sermos mais atuantes, mais eficazes e mais humanos naquilo que fazemos”, referiu.

Vítor Aleixo, que teve neste momento a última iniciativa pública enquanto autarca, disse: “Este acordo é de um alcance e de uma envergadura absolutamente inéditos à escala do país, pela diversidade de serviços que se vão localizar em Loulé, mas que terão uma vocação regional, pelo investimento envolvido e sobretudo pela rapidez com que o projeto ficou concluído”.