Entre 16 e 23 de fevereiro de 2024 decorreu em Catânia, Itália, a XXI Conferência Internacional.do MINOM (Movimento Internacional para uma Nova Museologia).

350 pessoas provenientes de 25 países e 3 continentes - Europa, África e Américas - reuniram-se para debater  e mostrar o seu trabalho. Esteve presente o Museu do Traje de São Brás de Alportel considerado referência em Portugal neste campo da museologia. Deslocaram-se a Itália o diretor Emanuel Sancho, a técnica Vânia Mendonça e os voluntários José Cabecinha e Cristina Farrajota.

Um dos momentos altos decorreu no bairro de Librino - espaço marginal da cidade de Catânia - onde se considerou que a Museologia Social tem o potencial de transformar a vida precária de muitos dos seus habitantes.

Outro momento importante decorreu no Monastero dei Benedittini di San Nicolò L’Arena, que constitui um polo da Universidade de Catânia e constitui Património Universal da Humanidade. Aí, durante 2 dias, decorreu a XXI Conferência Internacional do MINOM onde os participantes assistiram a intervenções marcantes e debates polémicos que refletem as preocupações atuais do mundo em que vivemos.

Distribuídos por 8 espaços da Universidade de Catânia, dezenas de museus tiveram a oportunidade de falar e debater sobre as suas experiência particulares. Foi aí que o Museu de São Brás de Alportel, esteve presente através da comunicação partilhada por Emanuel Sancho e Vânia Mendonça.