Decorre hoje, segunda-feira, 2 de dezembro, pelas 16h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé,
a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração celebrado entre os municípios de Loulé, Silves e Albufeira e a Universidade do Algarve/Centro de Investigação Marinha e Ambiental, no âmbito da elaboração e realização do processo de candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO do aspirante
Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira.
 
Esta sessão contará com a presença dos autarcas Vítor Aleixo, Rosa Palma e José Carlos Rolo, e do Reitor da Universidade do Algarve Paulo Águas.
No dia 7 de dezembro, a partir das 15h00, a Escola Secundária de Loulé irá receber uma conferência com os intervenientes neste projeto, bem como de especialistas nesta matéria - Octávio Mateus, da Universidade Nova de Lisboa e investigador que liderou equipa internacional que escavou a jazida da Penina, onde se descobriu o Metoposaurus Algarvensis, e Artur Sá, da Universidade do Minho, que irão falar sobre os desafios e oportunidades da candidatura que reúne os três municípios algarvios.
 
Pelas 17h15, é inaugurada a exposição itinerante «Vamos ser Geoparque Algarvensis: O que é isso? – Um território aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO», realizada no âmbito da candidatura do município de Loulé ao Fundo Ambiental «Educação Ambiental + Sustentável | EducarTe: Educar para o Território».
O aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira conta, através das rochas que se encontram no seu território, uma história que começa há quase 360 milhões de anos atrás.
 
Promover o desenvolvimento sustentável do território a partir das comunidades e da sua qualidade e modo de vida, assim como da riqueza geológica,
tornando a área dos três concelhos num destino sustentável e potencialmente turístico de interesse mundial, por via do seu património geológico, é o principal
objetivo desta candidatura.
 
Refira-se que os Geoparques Mundiais da UNESCO combinam a proteção e promoção do património geológico com o desenvolvimento local sustentável, possuindo um conjunto de geossítios ou geomonumentos que testemunham a evolução do planeta Terra. No Geoparque Algarvensis destacam-se locais de interesse geológico como a Rocha da Pena, a grés de Silves ou o vale à volta do Castelo de Paderne.
 
«Através de uma maior consciencialização da importância do património geológico da região na história e na sociedade, um Geoparque Mundial da UNESCO concede aos seus habitantes um sentimento de orgulho na sua região e fortalece a sua identificação com o território.
 
A criação de iniciativas inovadoras locais, de novos postos de trabalho e de cursos de formação de alta qualidade é estimulada, enquanto novas fontes de
receita são geradas através do geoturismo e os recursos geológicos são protegidos.»
(Comissão Nacional da UNESCO).
 
 
Por: CM Loulé