Foi efetuada a divulgação do Prémio Nacional do Artesanato (PNA) 2019, em que o período de candidaturas e os processos de apreciação e decisão decorreram entre maio e dezembro de 2019,

envolvendo um Comité de Avaliação e um Júri em que participaram entidades públicas e privadas com responsabilidades na dinamização do sector e que incluiu uma votação do público através da internet nas candidaturas finalistas, tendo em vista um maior envolvimento da comunidade.

O Prémio Nacional do Artesanato tem por objetivo promover as artes e ofícios, distinguindo artesãos que se afirmem pela excelência do seu percurso e dos resultados alcançados, seja na vertente das produções artesanais tradicionais, seja no chamado artesanato de matriz contemporânea.

O Prémio valoriza, também, trabalhos de investigação e intervenções de entidades públicas e privadas que se destacam na promoção do artesanato, reforçando, nomeadamente, o seu contributo para a dinamização socioeconómica e para a afirmação de um valor patrimonial que é único e que é de todos.

O Prémio Nacional do Artesanato tem uma natureza abrangente na promoção e divulgação do sector, integrando diversas categorias e objetivos.

O Algarve recebeu as seguintes distinções:

 - Prémio Promoção para Entidades Públicas: Câmara Municipal de Loulé;

 - a Câmara Municipal de Lagoa  foi finalista  no mesmo Prémio;

 -  Prémio Empreendedorismo Novos Talentos

 -  Manuel José Guerreiro dos Reis, residente em Portimão, foi finalista neste Prémio

 

Por: IEFP