Exemplo de voluntariado e dedicação à comunidade motivam louvor municipal

A 10 de julho de 2010 Penélope Vincx, cidadão belga que desde 2003 vivia no concelho, deu início, por sua iniciativa, a uma ação de voluntariado que há uma década permite ter em funcionamento todos os fins de semana, o Ponto de Informação Turística do Município!  

Todas as manhãs de sábado e domingo e alguns feriados, Penélope, abre a porta do Centro de Artes e Ofícios para receber os seus «turistas» a quem gosta de partilhar todas as dicas e sugestões para conhecer São Brás de Alportel.

Para celebrar uma década de generoso voluntariado, O Município de São Brás de Alportel entregou, no Espaço Memória, onde se guardam momentos para a História,  um voto de louvor a Penélope Vincx, por deliberação unânime do executivo municipal em reunião de 24 de junho.

O voto reconhece o nobre exemplo de voluntariado de Penélope Vincx em prol do município de São Brás, que não se resume ao Ponto de Informação Turística, mas também se estende à sua participação na Universidade Sénior de São Brás de Alportel e na Rede de Voluntariado onde participa regulamente em ações do banco alimentar assim como no Plano LARA criado para a revitalização após o incêndio de 2012.

Penélope Vincx conheceu Portugal em 1991, durante a sua lua-de-mel.

Até 1993 exerceu a sua carreira profissional no seu país natal, como enfermeira chefe em três serviços distintos na área da psiquiatria aguda.

O seu marido era engenheiro mecânico, com uma atividade profissional muito exigente, com elevado nível de stresse, o que motiva a decisão do casal pela procura de uma maior qualidade de vida.

Em janeiro de 1994, mudam-se definitivamente para Portugal para a abertura do Parque de Campismo de Góis, que se encontrava encerrado há já 7 anos e lá permaneceram até 2002.

Em maio de 2003, optam pelo sul do país devido ao clima e escolhem São Brás de Alportel e investir no restaurante «Savoy» pelo gosto pela cozinha tradicional portuguesa, projeto que lideraram até 2009.

Em 2009, Penélope começa a dedicar o seu tempo ao convívio com o povo local são-brasense, integrando o projeto seniores em movimento, frequentando a Universidade Sénior e dedica-o também aos Outros, pertencendo à Rede de Voluntariado, onde participa em diversas ações do banco alimentar e ao Plano LARA – para a revitalização pós incêndio, junto da comunidade serrana.

O seu espírito de voluntariado leva-a ainda ao Ponto de Turismo Municipal, a funcionar no Centro de Artes e Ofícios, onde há 10 anos, todos os fins-de-semana e feriados de forma totalmente voluntária e generosa, assegura o funcionamento do Ponto de Informação Turística a funcionar no Centro de Artes e Ofícios, prestando apoio e informação aos turistas que visitam o concelho de São Brás de Alportel, com elevado sentido de identidade e pertença, elevado empenha e dedicação.

 

Por: CM São Brás de Alportel