Começar a preparar a fase de recuperação com as empresas sedeadas no concelho de Lagoa foi o objetivo de uma reunião entre o presidente da Câmara e empresários locais. «Estamos juntos nesta batalha pós COVID-19» afirmou Luís Encarnação no final deste encontro.

Esta reunião de trabalho teve lugar nas instalações do Município durante a manhã de 22 de abril e contou com a participação dos empresários do sector da construção civil que responderam ao convite do Município de Lagoa.

Luís Encarnação começou por apresentar aos empresários presentes a estratégia da autarquia lagoense e as respetivas medidas, aprovadas por unanimidade na Câmara Municipal, para mitigar o impacto ao nível local da crise económica desencadeada pela pandemia global do COVID-19.

A preparação do lançamento de dois pacotes de obras municipais foi um dos pontos do plano de recuperação económica apresentado pelo Presidente do Município de Lagoa aos representantes de empresas do concelho. O primeiro destes pacotes inclui cerca de duas dezenas de obras cujos orçamentos vão até 150 mil euros. Já o segundo integra obras de maior dimensão, com custos sempre acima daquele valor de referência.

O presidente da câmara anunciou que, a par da escrupulosa aplicação da lei da contratação pública, o Município de Lagoa vai procurar incluir critérios de discriminação positiva das empresas com sede social no concelho de Lagoa nos procedimentos a abrir para a realização destas obras.

Outro critério destacado pelo Presidente é o de que as empresas, uma vez contempladas com obras previstas neste Plano recuperação económica, não devem voltar a receber novas obras, de modo a garantir a abrangência do maior número possível de beneficiários.

Luís Encarnação apresentou ainda aos empresários presentes os serviços e responsáveis municipais a quem cabe a execução deste Plano de estimulação económica sob a coordenação do vereador Jorge Pardal.  Pediu ainda às empresas que exponham ao

Município o seu interesse em participar neste programa de obras municipais, bem como outras expetativas ou sugestões relativas à recuperação económica do concelho.

 

Por: Município de Lagoa