Foi assinado um novo protocolo entre o Município e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aljezur, no dia 1 de setembro,

que contou com a presença do Presidente da Câmara Jose Gonçalves, os membros da direção, João Cabral e Ivo Amendoeira, e elementos do Comando dos Bombeiros, o Comandante, Mário Costa, e os Adjuntos de Comando, José Carlos e António Ângelo.

 As dificuldades que o corpo de Bombeiros Voluntário atravessa, nomeadamente no âmbito do voluntariado, o aumento do número de ocorrências, assim como a distância aos hospitais, o aumento significativo do número de ocorrências, nomeadamente no âmbito da emergência pré-hospitalar, em que se registou um crescimento de 13,2% no número de acionamentos (1117 em 2019/ 987 em 2018).

De referir ainda que frequentemente surgem 2 e 3 pedidos quase simultâneos e a ausência de meios de resposta do Corpo de Bombeiros implica o atraso no socorro de 30 a 40 minutos, em virtude dos outros PEM (Postos Emergência Médica) estarem a mais de 30 quilómetros (Lagos, Monchique, Odemira, Vila Bispo).

 A complexidade e frequência das ocorrências, quer sejam de cariz natural ou tecnológico, implicam uma maior profissionalização, capacitação e especialização dos operacionais.

A segurança é um bem cada vez mais reconhecido e valorizado pelos residentes e pelos turistas, quando escolhem um local para viver ou para usufruir do seu período de férias e de lazer.

O financiamento das AHB pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil pelo cumprimento das missões de serviço publico, prestado pelos corpos de bombeiros e regulada pela Lei nº 94/2015 de 13 agosto, é desajustada da realidade atual e a forma de cálculo do Programa Permanente de Cooperação prejudica os territórios de baixa densidade.

Assim, foi aprovado um novo protocolo, entre o Município de Aljezur, com um reforço financeiro, que passa para 22.500€ mensais, onde os Bombeiros têm novas responsabilidades, nomeadamente: Manutenção da força mínima de intervenção operacional, constituída por oito operacionais em regime de permanência, com elevado grau de prontidão para assegurar as missões legalmente confiadas aos corpos de bombeiros, disponibilização de um graduado de permanência às operações que assegure, desde o primeiro momento, o comando das operações de socorro no Município de Aljezur, em consonância com o sistema de gestão das operações (SGO) no âmbito do SIOPS e a monitorização e acompanhamento da situação municipal; Dotação da central de comunicações dos meios técnicos, materiais e humanos que, rececione os alertas e proceda a um eficiente despacho de meios para as operações de proteção e socorro e de proteção civil; Manutenção de veículos e equipamentos à carga do Corpo de Bombeiros de Aljezur e infraestruturas operacionais relevantes para a proteção civil e socorro. Para efeito do funcionamento do Serviço Municipal de Proteção Civil, a Associação disponibiliza no edifício operacional, uma sala de Comando e Controlo, com capacidade para 20 pessoas, onde funciona a célula de resposta operacional ou reúne a CMPC em situações de acidente grave ou catástrofe, um espaço de trabalho e atendimento que apoia a sala de comando e controle e que o SMPC pode quando a situação o justifique; a partilha da central de comunicações do corpo de bombeiros que funciona como Centro Municipal de Operações de Socorro (CMOS), entre outras obrigações, nomeadamente em colaboração estreita com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Aljezur, nas várias áreas e ações.

 Este reforço de compromisso e responsabilidade, trará mais segurança, mais resiliência e mais operacionalidade, que se traduzirá numa mais valia, para a população residente e aos milhares de visitantes, que procuram estas paragens.

 

Por: CM Aljezur