Medida integrada num Plano Geral de apoios às Famílias

Em período de preparação de um novo ano letivo e consciente das dificuldades com que se deparam as famílias, no exigente desafio da conciliação da vida familiar com a vida profissional, o Município de São Brás de Alportel prolongará o Programa Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) no ano letivo 2020/21, dirigido às crianças que frequentam os estabelecimentos educativos do concelho.

Esta iniciativa permite aos alunos ter acesso a atividades complementares, lúdico-pedagógicas, após o horário curricular, permitindo aos pais a conciliação com o seu horário laboral.

Em reunião de câmara, de 24 de agosto, foram fixados os valores da comparticipação familiar para assegurar a participação nas atividades.

As famílias que não beneficiam de auxílios económicos terão uma despesa mensal de 24€, enquanto as famílias do escalão B têm uma prestação de 12€, sendo que as famílias do escalão A têm acesso gratuito às mesmas.

Tendo em consideração a data de início do ano letivo e os períodos de interrupção letiva, foi determinado que nos meses de setembro, dezembro, fevereiro, março e abril, os valores serão mais baixos.

O pagamento das prestações é efetuado pelos encarregados de educação, após notificação, pela Plataforma SIGA, em uso no município desde o início deste ano, através de multibanco ou na tesouraria do município, durante o seu horário de funcionamento.

Esta é mais uma medida implementadas pelo Município de São Brás de Alportel, no âmbito do Plano Geral de Apoio às Famílias.

No mesmo âmbito, e tendo sempre por princípio que “apostar na educação é investir na construção de um futuro melhor para todos”, o Município de São Brás de Alportel dá continuidade no novo ano letivo à comparticipação dos passes escolares para o transporte de alunos que frequentar escolas dos concelhos limítrofes, quando não existe no concelho a área de estudo pretendida; bem como à atribuição de bolsas de estudo para alunos do concelho que frequentam o ensino superior.

Terá continuidade também neste novo ano letivo a atribuição do Vale Saúde – Oftalmologia infantil, que assim designa o projeto de rastreios de acuidade visual junto das crianças do pré-escolar.

Consciente da crise económica provocada pelo novo coronavírus COVID19 e dos desafios que a mesma coloca às famílias e às empresas que viram os seus rendimentos limitados, o Município de São Brás de Alportel aprovou para este ano letivo o reforço da medida Vale + Educação, para mais alunos abrangidos e maior valor de apoio, passando agora a apoiar os alunos desde o 1º ciclo até ao ensino secundário que frequentam as escolas do concelho.

 Cada aluno está a receber um vale de 25 euros para aquisição de material escolar no comércio local são-brasense. Esta medida chega pela primeira vez aos alunos do ensino secundário.

Durante o período de interrupção das atividades letivas nas escolas, e como é já boa prática assumida na gestão dos recursos, o município tem vindo a realizar trabalhos de manutenção e diversas melhorias, tais como: a melhoria das condições de eficiência energética, a criação de circuitos lúdico-pedagógicos, incluindo ainda melhoramentos em estruturas de sombreamento e proteções nas entradas da escola.

Por: CM São Brás de Alportel