A Câmara Municipal de Vila do Bispo celebrou um protocolo de parceria com a Associação Tempos Brilhantes para assegurar, no presente ano letivo (2023/2024), as atividades de enriquecimento curricular (AEC) no 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo.

Trata-se de mais um investimento na área da educação com um valor estimado de 34.500,00€, montante que corresponde ao valor estipulado e atribuído pela tutela que atualmente é de 150 euros por cada aluno, que vai abranger 10 turmas do 1.º ciclo.

De salientar que a oferta das AEC é obrigatória, mas a inscrição é facultativa e está previsto começarem no dia 2 de outubro.

Com a duração de cinco horas semanais e dirigidas aos primeiros quatro anos do ensino básico, as AEC serão implementadas de acordo com o programa NOVAEC. Trata-se de um novo modelo pedagógico centrado no bem-estar e desenvolvimento de competências sociais e emocionais das crianças.

De referir que as AEC, serão efetivadas através de uma prática lúdica, privilegiando a utilização de espaços ao ar livre, com incentivo à interação e criatividade, tendo como pilar principal as orientações programáticas emanadas pelo Ministério da Educação. As AEC serão desenvolvidas em vários domínios, abrangendo temas de interesse pedagógico e social tais como a saúde, ambiente, cidadania, entre outras ajustadas ao projeto educativo do município de Vila do Bispo, e em articulação com o Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas.