As sessões realizaram-se no Salão Nobre da Câmara Municipal, em formato presencial e online, garantindo assim uma ampla e inclusiva participação dos cidadãos, entidades e agentes locais.
Estas ações resultaram de um trabalho conjunto entre o município e as empresas 3Drivers – Engenharia, Inovação e Ambiente, S.A. e a Ecoprogresso – Consultores em Ambiente e Desenvolvimento, Lda., que colaboraram no sentido de assegurar o envolvimento e a participação ativa dos agentes locais e regionais, essenciais para garantir um plano consistente e realista, tendo em consideração as necessidades do território.
O Plano Municipal de Ação Climática de São Brás de Alportel constitui um documento estratégico fundamental para preparar o concelho para os desafios presentes e futuros relacionados com as alterações climáticas, envolvendo a comunidade na construção de soluções sustentáveis e resilientes. Na abertura dos trabalhos, Marlene Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel sublinhou a importância do trabalho em curso, afirmando que “hoje temos a consciência de que perdemos demasiado tempo que temos de recuperar para proteger o nosso planeta”, enquadrando esta mensagem no compromisso assumido pelo município durante os trabalhos dos workshops.
O primeiro workshop, “Discussão de Vulnerabilidades”, foi dedicado à apresentação do diagnóstico climático do município. Neste âmbito foram analisadas as tendências e projeções climáticas, os principais perigos associados às alterações do clima e a forma como o território se encontra exposto e sensível a esses fenómenos, tanto no presente como num cenário futuro. Esta sessão de trabalho teve como objetivos recolher contributos e perceções locais sobre impactos já sentidos e setores considerados mais vulneráveis.
A segunda sessão, centrada na “Discussão de Medidas de Mitigação e Adaptação”, foi orientada para a identificação de prioridades e soluções, onde foram debatidas medidas concretas que visem reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e reforçar a resiliência do concelho, articulando o conhecimento técnico com a visão dos participantes, de forma a integrar as dinâmicas locais no planeamento climático municipal.
Presentes nestas ações, para além de diversos serviços do Município estiveram a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, a Administração da Região Hidrográfica do Algarve, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Comando Regional e Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.
Sob orientação da equipa técnica das empresas parceiras, 3Drivers e Ecoprogresso, estes dois workshops representaram etapas essenciais na construção do Plano Municipal de Ação Climática, que procura estabelecer uma estratégia integrada, sustentável e participada para o futuro do concelho.
Com esta iniciativa, o Município de São Brás de Alportel reafirmou o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, a preparação do território para os efeitos das alterações climáticas e a promoção de uma resposta coletiva, informada e colaborativa.
CM de São Brás de Alportel








