Neste mês de abril, o Município de Alcoutim e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) unem esforços para assinalar «Abril, Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância».

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade e as entidades locais para esta causa tão importante, uma série de iniciativas e atividades estão programadas ao longo do mês.

O destaque principal será a iluminação dos edifícios dos Paços do Concelho e da Junta de Freguesia de Martim Longo em tons de azul, cor simbólica da campanha. Esta iluminação especial estará em exibição durante todo o mês de abril, servindo como lembrete visível do compromisso de combater os maus-tratos na infância.

Além disso, serão colocadas peças de comunicação em espaços públicos para aumentar a conscientização sobre este tema tão importante. Os cartazes da campanha serão afixados em locais estratégicos, e a informação será também divulgada no site do município e do agrupamento de escolas.

No dia 19 de abril é realizado um gesto simbólico de solidariedade, as crianças formarão um Laço Humano na Praça da República em Alcoutim e na escola Prof. Joaquim Moreira em Martim Longo. Este evento pretende sensibilizar toda a comunidade para a realidade dos maus-tratos na infância, e destacar a importância do papel de todos na defesa dos direitos das crianças.

Além das atividades planeadas, é importante destacar que a CPCJ de Alcoutim também renovou a imagem do seu logotipo. O novo design do logotipo foi criado com o objetivo de apresentar o conceito de união, fortalecer as ligações dos envolvidos e torná-lo mais prático para a personalização das peças de comunicação.

Este novo logo foi desenvolvido com base no logotipo inicial, que foi realizado por alunos das escolas de Alcoutim, demonstrando assim a participação ativa da comunidade educativa neste processo. Conjuntamente a este novo logotipo, foi também desenvolvido um novo flyer para a divulgação das competências da CPCJ de Alcoutim e do local de funcionamento.