No âmbito das medidas de prevenção ao combate à pandemia provocada pelo Covid-19, a Câmara Municipal de Aljustrel,

através do seu serviço de Proteção Civil e em conjunto com as demais entidades competentes, designadamente o Centro Distrital de Segurança Social e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Ulbsa), onde se inclui o Centro de Saúde de Aljustrel, tem vindo a realizar ações de monotorização às instituições de solidariedade social (IPSS) do Concelho de Aljustrel.

 Estas ações, que já vão na terceira ronda, pretendem averiguar os procedimentos que estão a ser efetuados, designadamente em termos de medidas de prevenção para controlar a pandemia, como utilização de material de proteção individual, medidas de distanciamento social, desinfeções, entre outras.

 O objetivo é contribuir e zelar para a diminuição dos fatores de propagação e reforçar as medidas preventivas no Concelho de Aljustrel.

 Com o intuito de acautelar ainda a possibilidade de uma segunda vaga e delinear estratégias para o tempo mais frio, nomeadamente com a chegada do outono e do inverno, a Câmara de Aljustrel irá reforçar também a sua ação e intervenção, desenvolvendo e atualizando Planos de Contingência Municipal, nomeadamente para as áreas do desporto, da educação e do associativismo.

 Reunir-se-á ainda, também com a intenção do fortalecimento de medidas e de planos, bem como de estratégicas a colocar no terreno, a Comissão Municipal de Proteção Civil, e serão promovidas iniciativas de renovação de conhecimentos na área das desinfeções, que serão direcionadas para as IPSS e para os auxiliares de ação educativa.

Por: CM ALjustrel