Após a concretização de diversas medidas com vista a travar a propagação da Covid-19, o Município de Monchique acaba de interditar os acessos ao alto da Foia, o local mais visitado do concelho e um dos mais procurados por turistas e residentes em todo o Algarve.

Os parques de merendas e alguns dos locais mais procurados um pouco por toda a serra foram agora também interditados, como forma de sensibilizar para a não visita a estes locais, apelando também a que se respeitem as recomendações da DGS, reforçando a mensagem e a necessidade de todos ficarem em casa. Na continuidade das diversas medidas tendentes a proteger a população, o Município de Monchique em articulação com as Juntas de Freguesia procedeu agora à interdição de todos os parques de merendas do concelho, como é o caso do Barranco dos Pisões, assim como dos acessos a outras zonas turísticas. Para o efeito foi colocada sinalética própria bilingue. Estas medidas são monitorizadas pelas forças de segurança, a fim de evitar qualquer situação de risco e resultam da entrada na fase de mitigação da Covid-19, no âmbito do Plano de Emergência Nacional.

O Município de Monchique continua a apelar para que sejam cumpridas as recomendações da DGS – Direção Geral de Saúde, particularmente nesta quadra Pascal em que, como nunca, a palavra Tempo teve tanto significado - o Tempo que o Tempo tem!
Nunca a palavra Prevenir teve tanto significado. Nunca as expressões como "É precisar dar tempo ao tempo"; “O tempo é mestre"; “Com tempo e esperança, tudo se alcança" ou "O que o tempo traz, o tempo leva" fizeram tanto sentido como agora. O nosso Topo do Algarve vai encerrar por tempo indeterminado, mas ficará a aguardar pela visita de todos. É preciso, assim, dar tempo ao tempo e fazer esta pausa. Por nós e por todos os que nos visitam. Os sabores das memórias que enchem o coração de todos os que gostam de Monchique, vai permanecer e aguardar um novo reencontro. O tempo pede-nos Respeito. A todos aqueles que gostam de viajar, de passear e desfrutar das nossas maravilhas, da gastronomia, da natureza, dos percursos naturais ou de um simples abraço genuíno das nossas gentes, tudo vai continuar aqui, à sua espera. Por agora é tempo de recolher e de proteger.

 

Por: CM Monchique