Cantor farense Diogo Piçarra atua no Palco da Doca, na véspera do feriado, e Orquestra do Algarve apresenta espetáculo «Ópera de Abril», no dia 25 de abril, no Teatro das Figuras

Os 50 anos do 25 de abril vão ser celebrados em Faro com um programa que inclui a realização da tradicional sessão solene e hastear das bandeiras, mas também uma marcha da liberdade e vários momentos culturais em vários espaços da cidade, nomeadamente um concerto de Diogo Piçarra, no dia 24 de abril, no palco da Doca, e o espetáculo “Ópera de Abril”, pela Orquestra do Algarve, no dia 25 de abril, no Teatro das Figuras.

As celebrações, com organização de uma comissão constituída para o efeito no âmbito da Assembleia Municipal de Faro, têm início no dia 24 de abril com a Marcha da Liberdade, na Avenida 5 de outubro, a partir das 11h00, enquanto às 18h30, a Associação Recreativa e Cultural dos Músicos recebe o concerto “Na mesma Rua a cantar Abril”.

A partir das 22h00 do mesmo dia, o palco da Doca recebe o cantor farense Diogo Piçarra para um concerto que será um dos pontos altos das celebrações.

Já no dia 25 de abril, o Jardim Manuel Bívar recebe, a partir das 10h00, as peças de teatro “A que cheira a Liberdade”, do VATe – Vamos Apanhar o Teatro, da ACTA, dirigida a crianças; “Ouvi Dizer”, do Teatro de Vizinhes – Janela Aberta Teatro; e “Nacional 2”, do Lama Teatro.

Segue-se, a partir das 11h00, no mesmo local, um concerto de João Violão e Banda Pepperoni dirigido também ao público infantil.

A programação prossegue, a partir das 14h00, com o desfile da Liberdade, na Praça da Liberdade (Pontinha), com a  Banda Filarmónica de Faro e o Grupo Coral Ossónoba, seguindo-se, às 15h30, o hastear das bandeiras, e às 14h45, a tradicional sessão solene, que terá lugar no Teatro Lethes.

A partir das 18h00, tem lugar a Ópera de Abril pela Orquestra do Algarve no Teatro das Figuras.
Toda a programação é de entrada livre, sujeita à lotação dos vários espaços.