Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avançou que a depressão Leonardo, nome atribuído pela delegação regional dos Açores do instituto português, se encontrará “inserida numa vasta região depressionária onde irão formar-se vários núcleos nos próximos dias”.
“As ondulações frontais associadas à depressão Leonardo irão afetar o estado do tempo em Portugal continental até dia 7”, sábado, “com períodos em que a precipitação será persistente e por vezes forte, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento forte e agitação marítima forte”, lê-se na nota.
“Para os dias seguintes prevê-se a passagem de novas superfícies frontais e a continuação deste padrão muito instável”, acrescentou o IPMA.
O sistema vai atravessar o continente, com chuva persistente e por vezes forte, até meio da manhã de quinta-feira, prevendo-se “queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, baixando gradualmente a cota para 900 metros” na sexta-feira, “com acumulação nas serras do Norte e Centro”.
O vento irá intensificar-se, a partir da noite de hoje para quinta-feira, “com rajadas até 90 km/h, sendo até 110 km/h nas terras altas”, diminuindo de intensidade a partir do final de quinta-feira à tarde e prevendo-se “nova intensificação do vento” a partir da manhã de sábado, em particular na região Sul, adiantou o IPMA.
“Ao longo dos próximos dias, os maiores valores acumulados de precipitação deverão registar-se nas regiões montanhosas do Norte e Centro, podendo, entre os dias 04 e 08 [segunda-feira], atingir 150 a 200 mm (litros/m2)”, apontou o instituto.
A agitação marítima “manter-se-á forte durante este período, prevendo-se ondas do quadrante oeste até seis metros de altura significativa na costa ocidental, podendo atingir 11 metros de altura máxima”, diminuindo temporariamente entre a tarde de hoje e a manhã de quinta-feira.
Na costa sul do Algarve, as ondas de sudoeste deverão atingir quatro metros.
O IPMA, devido a esta situação, emitiu avisos meteorológicos de níveis laranja e amarelo (segundo e terceiro nível de gravidade numa escala de quatro) para precipitação, neve, rajada de vento e agitação marítima.
O aviso amarelo de chuva por vezes forte foi emitido para os distritos de Évora, Faro, Setúbal e Lisboa até às 09:00 de quinta-feira.
Viseu, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo por causa da chuva até às 21:00 de hoje e depois entre as 03:00 e as 09:00 de quinta-feira.
Já os distritos de Bragança, Porto, Guarda, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Portalegre vão estar sob aviso amarelo devido à chuva entre as 03:00 e as 09:00 de quinta-feira.
O IPMA colocou igualmente sob aviso os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal Santarém, Viana do Castelo e Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga por causa do vento hoje e na quinta-feira, prevendo-se rajadas até 90 quilómetros por hora e até 100 nas serras.
Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja por causa da agitação marítima entre as 12:00 de quinta-feira e as 18:00 de sábado, prevendo-se ondas do quadrante oeste com 5 a 6 metros de altura significativa, podendo atingir 12 a 13 metros de altura máxima.
Os distritos da Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco vão estar sob aviso laranja entre as 12:00 e as 22:00 de sexta-feira devido à queda de neve acima de 800 metros.
Também por causa da neve, Bragança, Viseu e Aveiro vão estar sob aviso amarelo entre as 15:00:00 e as 22:00 de sexta-feira.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Lusa




