Os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Olhão, quando iniciarem as suas aulas, na próxima semana, já terão à espera o material didático e cadernos de atividades oferecidos pelo Município de Olhão.

O vereador da Educação, António Camacho, entregou ontem, simbolicamente e em nome do Município, os respetivos kits e livros de fichas à diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, Arlinda Figueira.

 O mesmo acontecerá nos restantes agrupamentos, o que representa um investimento da Autarquia que ronda os 150 mil euros.

Para além de continuar a apoiar as famílias olhanenses com a oferta dos livros de fichas e material didático, neste ano letivo que está prestes a ter início, e em contexto de pandemia, o Município fez também um investimento suplementar para garantir a eficaz limpeza e higienização dos espaços escolares, no valor de 121 mil euros, e reforçou os recursos humanos das escolas que, só para este ano letivo, ascende aos 134 mil euros.

 Foi também adquirido material descartável para fornecimento de refeições no valor de 20 mil euros.

Estes investimentos, que totalizam os 425 mil euros para o ano letivo 2020/2021, comprovam a importância que a autarquia olhanense está a dar à segurança de toda a comunidade escolar: alunos, professores e funcionários.

 “É importante apostarmos de forma eficaz neste regresso às escolas, porque queremos que os nossos alunos aprendam em segurança”, referiu o vereador da Educação na sua deslocação à Escola do Largo da Feira, onde deixou a garantia de que as escolas do concelho estão em pleno neste regresso à “normalidade possível”, tendo em conta a pandemia de convid-19.

A aposta do Município em medidas de política educativa que promovam uma efetiva igualdade de oportunidades ao acesso e sucesso escolares, está mais uma vez patente neste início de ano letivo, atípico mas desafiante para todos os envolvidos em promover a melhor educação para os jovens olhanenes.

Por: CM Olhão