A riqueza dos temas, formas e cores dos bordados patentes nas toalhas em exposição, mais do que a expressão da identidade cultural deste povo, é um símbolo da sua unidade e resiliência.
Isso mesmo foi explicado por Roman Grymalyuk, presidente da ORANTA - Associação de Apoio à Comunidade Ucraniana em Portugal, que dinamizou esta ação em Lagos, convidando os representantes dos órgãos municipais (Câmara e Assembleia) para o ato simbólico de acrescentar às 120 toalhas bordadas já interligadas mais uma, representativa da comunidade aqui residente.
A simbologia das cores, sóbrias e escuras ou alegres e coloridas, consoante os tempos de guerra e de paz vividos pelo povo ucraniano, os motivos representativos das especificidades culturais de cada região da Ucrânia, das comunidades a residir fora do país de origem, das tradições de cada núcleo familiar, das épocas festivas ou, ainda, dos momentos da vida familiar em que estes trabalhos são executados e ofertados, explicam a diversidade patente nesta exposição, que, depois de ter passado por Faro e Lagos, segue para Lisboa e outras capitais europeias, onde será exibida.
“A "Toalha da Unidade – Toalha da Vitória da Ucrânia!" é um projeto iniciado em 2024 em Tallinn (Estónia) por ocasião do Dia dos Defensores e Defensoras da Ucrânia. O seu principal objetivo é unir ucranianos de todo o mundo através do bordado conjunto de toalhas, simbolizando a unidade, a força de espírito e a aspiração à vitória. Ucranianos de diferentes países (Estónia, Noruega, Polónia, Portugal, França e outros) e de diferentes regiões da Ucrânia estão a bordar toalhas separadas, que são depois costuradas num grande símbolo de unidade e luta pela vitória.
A toalha é um símbolo antigo e importante na cultura ucraniana, representando unidade, laços familiares, espiritualidade e proteção. Neste projeto, adquire um novo significado – um símbolo da união dos ucranianos de todo o mundo perante a agressão russa e a sua fé inabalável na vitória, demonstrando a força de espírito, a capacidade de trabalho e a capacidade dos ucranianos de se unirem mesmo em tempos difíceis de guerra.