Representantes do município de Lagos receberam no passado dia 7 de março na ITB Berlin 2024, a maior feira de turismo do mundo, o prémio do 3.º lugar do 2024 Green Destinations Top 100 Story Awards na categoria «Natureza e Paisagem».

A autarquia concorreu a esta edição com uma apresentação dedicada à intervenção de Conservação do Cordão Dunar da Meia Praia recentemente realizada.

Este prémio visa reconhecer os esforços que têm vindo a ser desenvolvidos para converter o turismo numa atividade cada vez mais sustentável, respeitadora e compatível com a preservação dos valores naturais e culturais dos territórios. A sua conquista pelo destino Lagos é a evidência do trabalho e da dedicação da comunidade no seu todo, a que não é alheio o compromisso e investimento por parte da autarquia e dos vários agentes públicos e privados, determinantes para a qualificação da oferta turística e respetiva sustentabilidade.

 “Caminhando em Harmonia - Como a Natureza foi Recuperada e Valorizada” é o título da história que descreve a boa prática apresentada pelo município de Lagos**, a qual começou por ser escolhida para integrar a lista das 100 melhores histórias mundiais da competição Green Destinations, ficou depois posicionada no TOP 6 da categoria “Natureza e Cenário” e acabaria por alcançar o 3.º prémio, num pódio partilhado com destinos da Tailândia e do México.

Esta é a segunda boa notícia no espaço de apenas uma semana, pois no dia 29 de fevereiro o município já havia recebido na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, onde esteve presente, o certificado com a menção “Ouro” (QualityCoast Gold Award) dos Green Destinations***. A subida do estatuto de certificação do destino Lagos de “Prata” para “Ouro” confirmou as melhorias operadas rumo à sustentabilidade, devidamente verificadas na última auditoria, em aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima.

Para o autarca lacobrigense Hugo Pereira, “este reconhecimento vem dar ânimo e um fôlego redobrado à política de sustentabilidade promovida pelo município, colocando-nos como meta um novo patamar de exigência que se traduz em alcançar, na próxima candidatura, o nível máximo de certificação, correspondente à menção «Platina» ”.

 

Informação complementar:

* A competição Green Destinations Top 100 Stories acontece anualmente desde 2014, celebrando e promovendo destinos e empresas como exemplos inspiradores de Turismo Sustentável para outros destinos, operadores turísticos e visitantes. O concurso seleciona 100 histórias de Turismo Sustentável por meio de um edital aberto. As histórias são julgadas em termos de eficácia, inovação e transferibilidade.

No ano de 2019 o concelho de Lagos tinha já alcançado o 7º lugar no TOP 10 da categoria “Escolha do Público” dos Green Destinations a nível internacional e o 2º lugar a nível nacional.
 

**“Caminhando em Harmonia - Como a Natureza foi Recuperada e Valorizada”

A Baía de Lagos é uma das maiores e mais belas da Europa. Apreciada pelo enquadramento paisagístico e pelo seu extenso areal, que completam a moldura desta paisagem costeira, a Meia Praia possui valores naturais que tornam esta parcela do território digna de proteção e valorização. Estas preocupações estiveram na origem da intervenção que foi desenvolvida com o objetivo regenerar e recuperar o sistema dunar, numa faixa litoral de aproximadamente 3 km de extensão.

O condicionamento dos acessos pedonais à praia foi a estratégia encontrada para promover, numa primeira linha, a recuperação dunar e, através desta, garantir a proteção do litoral, a conservação da linha de costa e a segurança das próprias populações.

A obra contemplou, entre outros trabalhos, a remoção de espécies vegetais invasoras, a construção de um sistema de passadiços sobrelevados, a colocação de paliçadas para demover o pisoteio das dunas e promover a sua fixação e a instalação de mobiliário urbano, estruturas de apoio, sinalização vertical e suportes informativos destinados a promover a educação para a ecologia e a valorização da paisagem dunar. A empreitada teve um custo de 2,3 milhões de euros e foi cofinanciada a 75% pelo Fundo de Coesão da União Europeia.

Merece recordar que tanto a obra como o projeto que lhe deu suporte foram da responsabilidade da Câmara Municipal de Lagos, tendo como enquadramento o contrato interadministrativo de cooperação técnica celebrado entre o município e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no âmbito da defesa ativa do litoral.

*** O programa Green Destinations  galardoa e promove a sustentabilidade dos destinos turísticos, certificando os mesmos de acordo com critérios ambientais, culturais, económicos, sociais e de gestão. 

O reconhecimento dos destinos é obtido após o preenchimento de mais de 80 critérios e indicadores de sustentabilidade divididos por várias temáticas e uma auditoria independente realizada no final.

O projeto desafia os destinos a promover a gestão responsável de forma contínua e sustentada com o objetivo de os estimular a implementar práticas ambientais importantes. 

Neste processo são medidos quer aspetos visíveis e tangíveis, nomeadamente o património natural, como também políticas e planos de gestão que tenham em atenção os princípios do desenvolvimento sustentável

Estes galardões são indicadores de sustentabilidade na área do turismo para o município, sendo especialmente relevantes pelo facto de, ao serem internacionais, permitirem um patamar de comparação com outros países.