Vai ser adjudicada a construção do Centro de Acolhimento ao Visitante do Balneário Romano da Praia da Luz.

Com um valor de 312.057,13€ (acrescido de IVA) e um prazo de execução de 240 dias, esta empreitada prevê a conservação, valorização e divulgação deste sítio arqueológico.

A intervenção tem como propósito criar condições para a reabertura do monumento à fruição pública, incluindo o acesso a cidadãos com mobilidade condicionada.

O programa do projeto, da autoria de Pedro Alarcão Arquitetos, contempla: a criação de um edifício de acolhimento ao visitante; a implementação de percursos de visita, hierarquicamente definidos; ações de conservação e consolidação das ruínas; a interpretação do edifício termal; ações pontuais de reconstituição que permitam ao visitante percecionar melhor a estrutura outrora existente; bem como a divulgação dos resultados obtidos e da intervenção arquitetónica implementada.

O programa de intervenção compreende trabalhos de interpretação da estrutura arquitetónica arruinada, bem como a sua reconstituição, comunicada de diversas formas, designadamente através de: painéis informativos, colocados junto do monumento; de uma maqueta integral que ficará exposta no espaço expositivo do edifício de apoio; e de uma simulação tridimensional virtual, com animação 3D, onde se reconstituirá o percurso dos banhistas no Balneário Romano.

O edifício e o circuito de visita propostos têm assim como objetivo a dignificação do sítio arqueológico e a sua devolução à população, agora acompanhado de uma contextualização científica que desvela a história deste edifício termal e a sua integração num importante núcleo industrial de época romana.

Merece referir que esta intervenção integra o projeto «Rota das Estações Arqueológicas de Lagos» e a candidatura do município de Lagos com a mesma designação que foi aprovada no âmbito do CRESC Algarve 2020.

 Representando um investimento elegível de 384.260,00€, será financiada a 70% pelo FEDER.

 

Por: CM Lagos