No âmbito destas comemorações, foram plantadas 157 novas árvores em diversos pontos do concelho, nomeadamente no Parque da Cidade, Rua Miguel Torga, Praça Gil Eanes, Rua Vítor Costa e Silva, Rua Portas de Portugal, Chinicato, Odiáxere, Bensafrim e Barão de São João, entre outros locais. Esta ação será reforçada nas próximas semanas com a plantação de mais 143 árvores, abrangendo arruamentos e espaços públicos de várias zonas da cidade.
Estas intervenções inserem-se numa estratégia de reforço e renovação do arvoredo urbano, que contempla a substituição de exemplares que, por razões de segurança de pessoas e bens, tiveram de ser abatidos, bem como a introdução de novas árvores, contribuindo para a qualificação do espaço público e para a resiliência ambiental do território.
A forte adesão da comunidade voltou a marcar estas iniciativas, com a participação ativa de cerca de 1.400 alunos, de diferentes níveis de ensino, bem como de dezenas de utentes e técnicos dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, envolvendo as unidades de Lagos, Barão de São João, Bensafrim e Odiáxere.
Para além da plantação, foi promovido um conjunto de ações de sensibilização ambiental, com particular enfoque na importância da preservação das árvores e do uso eficiente da água, incentivando comportamentos responsáveis e uma maior ligação da comunidade ao território.
O município agradece a todas as entidades e parceiros que contribuíram para o sucesso destas iniciativas, designadamente: Rotary Clube de Lagos, Associação de Agricultores do Sargaçal, Grupo Popular das Portelas, Movimento Lagos Mais Verde, Quinta Vale da Lama, Fundação Mud Valley, Centro Ciência Viva de Lagos, Associação A Rocha, Liga para a Proteção da Natureza, Sapadores Florestais, Santa Casa da Misericórdia, escolas do concelho, IPSS e todos os voluntários envolvidos.
CM Lagos





