Foi oficializada a 22 de novembro a geminação entre os municípios de Lagoa, Algarve e de Scharbeutz, situado a norte da Alemanha.
Para o efeito descolocou-se ao concelho de Lagoa uma comitiva de sete representantes de Scharbeutz. O presidente da Câmara Volker Owerien, o vereador da educação Jürgen Brede, o chefe de gabinete Dennis Santopski, dois deputados municipais, Gabriele Horn da  CDU e Joreg Schimeck do SPD, o director da Escola de Scharbeutz, Peter Schultalbers, e o  professor coordenador do Programa Erasmus Jan-Taken Vries, este com forte ligação ao concelho de Lagoa, foram recebidos nos Paços do Concelho por todo o executivo camarário, onde numa conversa informal foram dados a conhecer os pontos comuns aos dois Concelhos com a apresentação de um power point com imagens de Scharbeutz.
 
Após anos de estreitamentos de laços entre a Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira (ESPAMOL) e a Escola de Scharbeutz, através do programa Erasmus e dos diversos intercâmbios de alunos e de professores, tanto em Lagoa como nesta cidade alemã, foi agora assinado o protocolo de geminação entre os dois Municípios.
«Esta geminação visa o aprofundamento das relações já existentes entre os dois municípios, que numa primeira fase se centrou na educação, mas que agora se deseja estender a outras áreas de interesse comum.
 
Pretende-se aprofundar e racionalizar o relacionamento Luso-Alemão numa perspetiva de cooperação e entendimentos entre as duas comunidades, de forma que a cada nova realização se multipliquem outras iniciativas e formas de cooperação,«explicou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.
As áreas da cultura, educação, juventude, desporto, turismo, economia e administração local, estão entre os principais focos de interesse mútuo já identificados, mas não se excluem outras possibilidades, acrescentou o autarca lagoense.
Promover um contato contínuo entre os munícipes das duas cidades e respetivos municípios, nomeadamente através de encontros de jovens, por forma a envolver nesta parceria uma parte significativa das duas comunidades, está também entre os objetivos desta nova geminação.
 
Ambos os municípios se mostraram ainda empenhados na aplicação de medidas adequadas à promoção, ao nível local, do processo europeu de integração e de contribuírem com as suas políticas para o fortalecimento da consciência europeia.
O projeto «Lagoa, cidade inteligente» em implementação, foi um dos domínios que mais interessou a comitiva alemã e particularmente o Edil de Scharbeutz.
A delegação alemã visitou Lagoa entre 22 e 25 de novembro de 2019. Durante estes dias houve tempo para reuniões com as direções dos dois agrupamentos de escolas AERA e ESPAMOL.
Para além do contacto com os locais mais emblemáticos do concelho, o grupo alemão teve ainda oportunidade para degustar os bons vinhos de Lagoa e apreciar a rica gastronomia tradicional.
 
 
Por: CM  Lagoa