Iniciou-se esta segunda feira, 23 de março, uma campanha especial de limpeza e desinfeção dos espaços públicos do concelho de Lagoa, que se prolongará, pelo menos pelo próximo mês.

O Município de Lagoa acaba de adquirir um produto biocida devidamente certificado para desinfeção do espaço público que começou já a ser aplicado. Trata-se de um desinfetante de amplo espectro, ecológico e de eficiência garantida, que segue as recomendações da Direção Geral de Saúde para a prevenção do contágio e disseminação do COVID-19.

Esta campanha especial de limpeza e desinfeção do espaço público do concelho visa principalmente locais de deposição de lixos, e respetivas zonas de contacto de utilizadores, como pegas e tampas, de forma a minimizar o risco de potenciais focos de contaminação. Mas, para além destas prioridades, vão também a ser limpos e desinfetados outros equipamentos e espaços públicos, como as ruas e algum mobiliário urbano.

Os custos deste produto e dos serviços de aplicação associados, situam-se nos 18.400,00€ (dezoito mil e quatrocentos euros), acrescido de IVA à taxa legal em vigor. A este serviço contratado, o Município de Lagoa está a juntar outros recursos da sua responsabilidade, e ainda alguns eventuais meios gentilmente colocados à disposição para este efeito, por um empresário residente no concelho.

A compra deste desinfetante e de meios de pulverização, foi decidida de acordo com as orientações e recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia COVID-19, emanadas pelas autoridades competentes, no âmbito do estado de Emergência Nacional decretado no nosso país.

O presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação, admitiu, entretanto, a possibilidade de prolongar o período previsto para a aplicação deste produto que reúne as características de virucida, bactericida e fungicida, caso venha a verificar-se essa necessidade.

 

Por: Município de Lagoa