Juntam-se a Gastão Elias e Duarte Vale na segunda eliminatória Gonçalo Falcão junta-se a Pedro Araújo nos quartos de final de pares

Depois de Gastão Elias e Duarte Vale na terça-feira, esta quarta-feira foi a vez de Henrique Rocha, Jaime Faria e Francisco Rocha selarem o apuramento para a segunda ronda do quadro principal de singulares do The Campus Open M25 Quinta do Lago FIAAL Range Rover, o ITF M25 que o Resort da Quinta do Lago organiza entre 3 e 10 de março.

De regresso ao circuito ITF após uma passagem bem-sucedida pelo circuito Challenger em Tenerife, onde atingiu os primeiros quartos de final da carreira a esse nível, Henrique Rocha (249.º classificado no ranking) confirmou o estatuto de primeiro cabeça de série.

Mas o portuense de 19 anos — que na temporada passada se destacou com seis títulos em provas desta dimensão — teve de trabalhar para levar a melhor (6-3, 4-6 e 6-1) contra o amigo Tiago Pereira (733.º), que aproveitou as três vitórias registadas no qualifying para o obrigar a três sets.

"Sabia desde o início que não ia ser nada fácil. Ele é da minha idade, já viajámos juntos muitas vezes e temos uma relação muito boa. Mas acho que foi um encontro com muito bom nível, em que tanto eu como ele demonstrámos muito bom ténis", reconheceu o jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis.

"A meio do segundo set estava sem grandes soluções para lhe ganhar porque ele estava a servir muito bem e a bater bem na bola. Mas no terceiro set lá consegui mudar o jogo, prolongar um bocadinho os pontos e acabei a jogar muito bem”, acrescentou após marcou encontro com Evan Furness (540.º), francês que já fez parte do top 200.

Antes de Henrique Rocha já Francisco Rocha tinha inscrito o nome na segunda ronda. O mais velho dos dois irmãos portuenses não contava com uma ida a jogo, mas foi repescado como lucky loser para o lugar do norueguês Nicolai Budkov e venceu o espanhol Imanol Lopez Morillo (481.º) em duas partidas, com os parciais de 7-6(4) e 6-4.

"Tinha assinado e sabia que era o primeiro lucky loser a entrar [no caso de uma desistência], mas não havia nenhuma informação de que alguém pudesse faltar. Por isso já estava a tomar o pequeno almoço quando o meu irmão me ligou a dizer que tinha jogo dentro de 15 minutos", contou entre sorrisos. "Foi basicamente o tempo de pegar nas coisas que tinha no apartamento, metê-las no carro e arrancar para tentar estar aqui a tempo.”

E o resultado dificilmente podia ter sido melhor. Com o embalo ganho nos três encontros que realizou na fase de qualificação, Francisco Rocha resistiu a dois sets muito equilibrados e tirou proveito do ritmo que ganhou nos dias anteriores para responder à segunda oportunidade com uma vitória. Segue-se o libanês Hady Habib (309.º), quarto cabeça de série.

O grupo de cinco portugueses apurados para a segunda eliminatória ficou completo com Jaime Faria. Campeão em Vila Real de Santo António e Faro nas últimas semanas, o jovem de 20 anos prolongou a melhor fase da carreira ao assinar a 11.ª vitória consecutiva.

4-6, 6-2 e 7-5 foram os parciais do triunfo que assinou ao cabo de 3h00 contra o norte-americano Nick Chappell (424.º), contra quem salvou dois match points na reta final para se manter em prova.

"Estas vitórias contam muito. Na semana passada também tive uma primeira ronda assim parecida e o que interessa é que consegui sair da situação e estou vivo", desabafou com um sorriso na análise ao derradeiro embate da jornada.

Depois de dois dias para recuperar energias, Jaime Faria teve de lutar com unhas e dentes pela vitória frente a um adversário passivo, que apostou no contra-ataque e na quebra de ritmo para lhe complicar ao máximo a missão.

Houve "algum desconforto", mas a vitória na segunda partida deu-lhe a confiança para lutar pela reviravolta contra um adversário que "não largou o osso" e marcar encontro com um jogador que conhece melhor e do qual até guarda boas memórias: o belga Michael Geerts (274.º e terceiro cabeça de série), contra quem somou a primeira vitória da temporada na primeira ronda do Challenger 50 de Oeiras em que atingiu os quartos de final.

Houve ainda tempo para mais um português sorrir na variante de pares. Depois de Pedro Araújo na terça-feira, esta quarta-feira foi Gonçalo Falcão quem, com o espanhol Imanol Lopez Morillo, derrotou os irmãos Rocha por 4-6, 6-4 e 10-4 para chegar aos quartos de final.

Diogo Marques e Martim Simões ficaram pelo caminho, tal como Duarte Vale ao lado do italiano Gianmarco Ferrari, mas na quinta-feira haverá mais um jogador da casa a seguir para essa fase, pois a falta de luz natural adiou o match tie-break decisivo de Tiago Pereira (com Alexander Donski) contra João Domingues e Afonso Portugal (6-1, 4-6).

 

Quinta do Lago