Bruno Medronho, investigador do MED-UAlg, integrou uma equipa de 27 cientistas de renome internacional de 13 países europeus com o objetivo de construir uma visão comum para o futuro da investigação e educação em polissacarídeos na Europa.

Desse esforço comum, resultou a elaboração de um roteiro de investigação “European Polyssacharide Network of Excelence (EPNOE) 2040” que foi também publicitado sob a forma de artigo científico. Pode consultar o artigo AQUI

roteiro de investigação tem como objetivo abordar as questões científicas mais relevantes em torno de soluções sustentáveis assentes na biomassa e polissacarídeos e abrange cinco áreas estratégicas: materiais e engenharia; alimentos e nutrição; aplicações biomédicas; e ciências básicas (química, biologia e física). 

Os polissacarídeos são essenciais para a vida e para um futuro sustentável do planeta. Os avanços na ciência e tecnologia dos polissacarídeos contribuirão para o alcance dos cinco objetivos da estratégia de bioeconomia da UE e da neutralidade climática até 2050.

Segundo os investigadores,

“estes polímeros naturais estarão no ponto central do mundo de amanhã, uma vez que a transição para tecnologias sustentáveis é crucial para o futuro da humanidade. A utilização adequada dos polissacarídeos tem o potencial de aumentar a biodiversidade, melhorar a segurança alimentar e a sustentabilidade, e reduzir as emissões de CO2 e a poluição”.

 

UALG