Pavilhão Desportivo da Boavista abre com o programa Portimão Gym e o Exercício e Saúde

A partir de 6 de outubro, o Município de Portimão vai iniciar os diversos projetos relacionados com a época desportiva 2020/2021, com uma oferta diversificada, onde não faltam a ginástica de manutenção e adaptada, as modalidades de ginásio, o ténis, a natação, a hidroginástica, a hidroterapia, o ballet e a dança contemporânea.

As atividades terão lugar no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, no Pavilhão Desportivo da Boavista e nos Complexos Desportivos de Alvor e Mexilhoeira Grande, nos quais serão implementadas as medidas de segurança relativas ao plano de contingência aprovado pela Subcomissão Municipal Permanente de Proteção Civil – Covid-19.

Nesse sentido, o Município teve como principal preocupação responder à procura existente nos quatro equipamentos, assegurando a prática desportiva regular, pelo menos uma vez por semana.

O objetivo é promover a saúde através da prática desportiva regular, ao incentivar os cidadãos a integrarem os diversos programas destinados a grupos etários diferenciados, o que lhes permitirá adquirir estilos de vida mais saudáveis.

Nesta época desportiva 2020/2021, em que todas as classes iniciam a 6 de outubro, as renovações decorrem de 14 a 18 de setembro, enquanto as novas inscrições têm lugar a partir de 21 de setembro, sendo privilegiado o contacto através do email ou telefone de cada equipamento.

Para além do nome completo e nº do cartão de utente, quem tiver 65 ou mais anos e desejar renovar a sua inscrição terá de possuir obrigatoriamente atestado médico, ao passo que as pessoas com menos de 65 anos deverão apresentar termo de responsabilidade para a prática de atividade física.

No que toca a novas inscrições, que deverão ser feitas a partir de 21 de setembro, os interessados devem apresentar Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade/Cédula Pessoal, além do Cartão de Contribuinte e termo de responsabilidade para a prática de atividade física se tiver menos de 65 anos e atestado médico, se for maior de 65 anos.

As propostas ao dispor ao longo desta época desportiva são as seguintes:

Projeto Exercício e Saúde

Desenvolvido para a população residente com mais de 45 anos, e em colaboração com algumas instituições do concelho, o Projeto Exercício e Saúde decorre no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão e no novo Pavilhão Desportivo da Boavista.

Portimão Gym

O Portimão Gym, cujas aulas arrancam também a 6 de outubro, é um programa que abrange algumas modalidades habitualmente praticadas em ginásios, com diferentes níveis, destinadas a pessoas com mais de 16 anos.

 Dispõe de aulas de yoga, pilates, zumba, localizada, mind & body e fitpower. Para crianças dos 4 aos 12 anos, tem disponíveis aulas de pop dance.

 Este programa irá funcionar no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão e no novo Pavilhão Desportivo da Boavista.

Ballet e dança contemporânea

As Classes Municipais de Ballet e Dança Contemporânea da Escola Municipal de Dança têm lugar no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão de segunda a sexta-feira, em diferentes horários, e estão divididas em ballet iniciação, ballet 1, elementar e intermédio / avançado destinado a maiores de 12 anos com experiência.

 No que diz respeito à Dança Contemporânea a oferta é destinada aos jovens e adultos, com aulas às terças, quartas, quintas e sextas.

Gabinete de Avaliação e Prescrição da Atividade Física

Uma das novidades desta época desportiva é o funcionamento do Gabinete de Avaliação e Prescrição de Atividade Física, a funcionar no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão em colaboração com o Centro de Saúde de Portimão, onde é dada uma resposta a todos os munícipes, a partir dos 18 anos, que queiram avaliar a sua condição física e dirigir a sua prática de exercício para uma atividade de acordo com as suas necessidades e/ou limitações, com o respetivo aconselhamento e acompanhamento.

 Neste espaço será possível efetuar o registo da evolução dos níveis de resistência cardiorrespiratória e muscular, flexibilidade, equilíbrio e composição corporal.

Este gabinete funcionará, a partir de 6 de outubro, de 2ª a 6ª-feira, entre as 14h30 e às 16h30, mediante marcação prévia através dos contactos do Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão.

Natação, hidroginástica, fitness, ténis e muito mais

Nos Complexos Desportivos de Alvor e da Mexilhoeira Grande são várias as modalidades disponíveis.

No equipamento da Mexilhoeira Grande, localizado numa zona tranquila, é possível aos participantes desfrutarem de uma magnífica paisagem, ao mesmo tempo que beneficiam de aulas de natação, hidroginástica, pilates ou treino funcional.

No Complexo de Alvor, os inscritos usufruem de uma piscina coberta com seis pistas, dois campos de ténis em piso sintético, um polidesportivo e um street work out para atividade ao ar livre.

 Para além das aulas, poderão fazer a reserva dos campos de ténis para praticar a modalidade com amigos ou familiares.

 Além de permitir uma ocupação livre, a piscina proporciona ainda a integração em classes de aprendizagem ou desenvolvimento da natação.

As atividades terapêuticas de hidroginástica e hidroterapia também estão disponíveis.

As piscinas dos complexos desportivos de Alvor e da Mexilhoeira Grande poderão ser frequentadas por crianças a partir dos nove anos, no cumprimento das diretrizes da Direção-Geral da Saúde para a reabertura deste tipo de infraestruturas municipais. 

Em todos os equipamentos desportivos são aplicados diversos descontos, não acumuláveis entre si, cujos detalhes poderão ser solicitados no momento da inscrição, estando disponíveis os seguintes contactos para mais informações, renovações e novas inscrições:

 

Por: CM Portimão