A Infralobo, EM instalou uma central fotovoltaica para alcançar a autossuficiência energética tornando-se menos dependente da rede pública de eletricidade.

Os painéis solares instalados na empresa já começaram a produzir energia para abastecer o edifício e a central de bombagem, permitindo tornar a Infralobo mais autónoma e menos dependente da rede pública elétrica, através da redução do consumo de eletricidade da rede em 25%.

Atualmente a energia produzida satisfaz a 100% as necessidades energéticas do edifício sede da empresa.

Esta é uma das medidas contidas no plano de descarbonização que a empresa tem em curso até 2021 e que integra um conjunto de medidas que visam reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera e aumentar o recurso a fontes de energia limpa.

Neste processo de transição energética em direção à neutralidade carbónica, a empresa prevê que até 2021 cerca de 40% da energia utilizada na sua operação diária possa ser obtida a partir de fontes de energia limpa.

Mesmo antes da instalação dos painéis fotovoltaicos, a Infralobo já tinha registado, em 2019, uma redução no consumo de energia elétrica, face ao ano anterior, para menos de 60.000 kiloWatts (kWs) anuais.

Ao longo deste e do próximo ano estão previstas novas instalações de painéis solares em mais estruturas da empresa municipal: no segundo semestre de 2020 na Estação Elevatória 2 e, no primeiro semestre de 2021, no Reservatório de Vale do Lobo.

Este e outras ações, enquadradas na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé (EMAAC), têm permitido alcançar resultados positivos em termos de poupança de recursos naturais e redução de emissões poluentes.

A aprovação dos procedimentos que têm vindo a ser implementados pela empresa é atestada pelos resultados do inquérito de satisfação aos clientes, realizados no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade.

Em 2019, a empresa obteve uma avaliação média de 83% de satisfação em todo o seu trabalho, o que se deve ao esforço conjunto não só da administração, como de toda a equipa de colaboradores da Infralobo.