No passado dia 21 de março, numa parceria entre a Infralobo e a Infraquinta celebrou-se o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas com uma ação de plantação de árvores na área afetada pelo incêndio do verão de 2022, no Trafal, em Vale do Lobo e em algumas áreas da Quinta do Lago, concelho de Loulé.

Numa área ardida com cerca de 8000 m2, foram plantadas cerca de 185 árvores, marcando um esforço significativo em prol da recuperação ambiental da região.

Marcaram presença os presidentes destas Infras assim como o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, entre outros.

Os alunos da EXISTIR também se juntaram à iniciativa, reforçando o espírito de comunidade e o compromisso com a sustentabilidade do planeta.

Em colaboração conjunta com as escolas do Agrupamento de Almancil, promoveu-se tambem uma semana especial dedicada à natureza e à preservação do meio ambiente.

Como parte deste esforço, as empresas municipais forneceram árvores, plantas suculentas e aromáticas para as escolas e jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Almancil.

Carlos Manso, presidente da Infralobo, expressou a sua satisfação com a relevância da iniciativa, que este ano será dinamizada durante toda a semana. Destacou a importância de atividades educativas, como a Semana do Ambiente e a Semana da Árvore, que não apenas envolveram a plantação de árvores e plantas, mas também forneceram uma experiência didática aos alunos, permitindo-lhes compreender a relação entre as árvores e os frutos que produzem.

Carlos Manso enfatizou a esperança de que as árvores plantadas possam frutificar no futuro, além de destacar a importância de envolver as novas gerações nessas questões ambientais, aproveitando sua crescente sensibilização e interesse. “Esse gesto representa um passo importante na mudança de mentalidades e no caminho para um futuro mais sustentável”, concluiu.

Pedro Pimpão, Presidente da Infraquinta, referiu que “Hoje mais do que nunca, iniciativas como essa ganham destaque e importância, são essas ações simbólicas que procuram ampliar o alcance e a relevância da temática ambiental, as árvores desempenham um papel crucial na retenção da água da chuva, contribuindo para a autorregulação da natureza, portanto, o nosso objetivo é permitir que a natureza se cuide a si mesma, sem interferências desnecessárias.

Através da educação ambiental, especialmente entre as gerações mais jovens, procuramos promover uma relação mais harmoniosa com a natureza, visando um futuro mais equilibrado em termos de sustentabilidade ambiental. Cada dia dedicado a essas práticas é um passo em direção à integração desses valores no quotidiano, buscando tornar a celebração e a conscientização ambiental, uma prática diária.

Além disso, várias iniciativas abrangendo diferentes áreas, desde a gestão da água até a plantação de árvores e o gerenciamento de resíduos, foram destacadas como parte do compromisso do Agrupamento de Escolas de Almancil com a sustentabilidade ambiental. Essas ações são realizadas em parceria com instituições locais e globais, como a Câmara Municipal, ampliando o alcance e o impacto em prol da natureza.

Essas iniciativas locais representam uma resposta direta a um apelo global por mudanças ambientais. É expressada a sincera esperança de que essas ações se multipliquem cada vez mais, visando assegurar um futuro mais claro e sustentável para todos.

Maria Militão, diretora do Agrupamento de Escolas de Almancil, enfatizou o significado fundamental dessas ações em prol do ambiente. Durante esta "Semana Verde".  Realça que a consciência ambiental deve ser uma preocupação constante, não apenas durante eventos específicos, mas sim em todas as semanas do ano. O cuidado com a biodiversidade e a preservação das árvores são questões prioritárias que merecem atenção contínua.

Maria Militão destaca a motivação dos alunos em contribuir para um ambiente mais saudável, evidenciada pelo seu interesse e participação ativa em diversas atividades propostas pela escola. Reconhece que um ambiente saudável beneficia diretamente a saúde das pessoas e que os alunos conseguem absorver aprendizagens mais significativas quando compreendem a importância de viver em ambientes cuidados e projetados para o futuro.

A diretora também menciona que iniciativas semelhantes foram realizadas em anos anteriores, e observa um aumento na sensibilização dos alunos para a preservação ambiental. Acredita que eventos como este os motivam a desenvolver ainda mais competências nessa área.

Além disso, Maria Militão destaca a importância das parcerias, como a colaboração com a Voz de Loulé e a Voz do Algarve, na divulgação de estratégias para a preservação e melhoria do ambiente. Essas parcerias têm contribuído significativamente para a sensibilização e educação dos alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

A Iniciativa culminou na Escola Dr. António de Sousa Agostinho em Almancil onde os alunos tinham uma surpresa preparada, com vários trabalhos feitos por eles que foram oferecidos às entidades presentes.