O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Escola Básica Professor Joaquim Moreira, em Martim Longo, Alcoutim, lançam, no próximo dia 18 de março, pelas 14h30, o livro «A aventura do lince Leonardo».

O evento, com o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim, decorre nesta escola.

Da autoria de Ana Xavier, técnica superior do ICNF, e com ilustrações dos alunos do 5.º e 6.º anos da mesma escola, o livro resulta do projeto de educação ambiental sobre o lince-ibérico “Os Guardiões do Lince”.

Durante o ano letivo 2022/2023, os alunos da Escola Básica Professor Joaquim Moreira foram conhecendo o lince-ibérico em sala de aula e em saídas de campo, onde exploraram o seu habitat, identificaram os sinais da sua presença e ficaram a conhecer a monitorização que o ICNF faz da população de linces.

Nas aulas de Educação Visual, desenharam as cenas de “A aventura do lince Leonardo”, tornando-se assim nos ilustradores deste conto.

Além do conto, o livro relata a experiência dos Guardiões do Lince e as frases que os pequenos ilustradores dedicaram ao lince-ibérico.

O livro insere-se no projeto de educação ambiental “Os Guardiões do Lince”, financiado pelo LIFE Lynxconnect (2020-2025), que conta com vários parceiros portugueses e espanhóis e que tem como objetivo principal continuar o processo de recuperação do lince-ibérico na Península Ibérica.

O livro é de distribuição gratuita e pode ser descarregado no website do ICNF.

 

ICNF