Aulas de campo sobre energias renováveis, espécies exóticas invasoras e fauna e flora são alguns dos temas do projeto Convive

Iniciativa vai percorrer escolas dos 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário

A Iberdrola vai levar aos alunos de várias escolas do país um conjunto de atividades para a educação ambiental, através do projeto Convive, iniciativa que pretende contribuir para o desenvolvimento socioeconómico, proteger e melhorar a biodiversidade e também divulgar todo o conhecimento obtido pela monitorização ambiental em torno dos projetos Iberdrola para realçar o valor e respeito pela riqueza ecológica local.


A iniciativa, que arrancou em março em Vila Real e que deverá terminar em maio em Faro, vai percorrer diferentes escolas dos 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário, com o objetivo de consciencializar os jovens para a conservação da biodiversidade e para o papel das energias renováveis no desenvolvimento socioeconómico das regiões que acolhem projetos energéticos.

“Falar sobre a conservação da biodiversidade, energias renováveis e descarbonização é ter os olhos no futuro e naqueles que serão responsáveis pelo amanhã. É fundamental promover iniciativas pedagógicas que contribuam para uma geração mais informada, ambiciosa e capacitada para promover a transição energética”, destaca Alejandra Reyna Blanco, Diretora-Geral da Iberdrola Renováveis Portugal.

Nos passados dias 20 e 21 de março, a iniciativa esteve nos agrupamentos de escolas em Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar, onde cerca de 385 estudantes participaram em aulas de campo. Nestes dois dias, o Sistema Eletroprodutor do Tâmega foi o projeto destacado e os alunos tiveram oportunidade de compreender o funcionamento e a integração no sistema elétrico das energias renováveis, bem como aprofundar o conhecimento sobre a fauna e a flora autóctone do seu território e a consciencialização do risco de proliferação de espécies invasoras exóticas.

A iniciativa rumou, no dia seguinte, à Escola Secundária de Palmela, onde quatro turmas do 10º ano ficaram a conhecer em pormenor a Central Fotovoltaica Algeruz II, central solar da Iberdrola que nasceu junto à instituição de ensino. Os jovens aprenderam também sobre as áreas de trabalho relacionadas com as energias renováveis bem como as iniciativas ambientais e socioeconómicas que esta central tem.

Nestas Centrais são também promovidos, no âmbito do Plano Ambiental da Iberdrola, projetos de apicultura e pastoreio que têm como objetivo mitigar impactos negativos, promover o desenvolvimento local, respeitar os recursos naturais e a biodiversidade e promover a economia circular. Assim, as ovelhas continuarão a ser utilizadas para mondar os terrenos e, em colaboração com os apicultores locais, continuará a compatibilizar-se a utilização dos terrenos com a colocação de colmeias, permitindo, não só, a produção de mel, como também a polinização da zona envolvente.

O projeto Convive foi criado para promover a consciencialização para a coexistência entre as energias renováveis e as comunidades, dando visibilidade também à sua contribuição para o desenvolvimento socioeconómico e a conservação da biodiversidade nas regiões dos projetos. O principal objetivo passa por mostrar à população que o fornecimento de energia limpa e sustentável pode e deve coexistir com a sociedade e a natureza.

A iniciativa do Projeto Convive chegará a mais escolas nos próximos meses, com foco nas comunidades circundantes dos projetos Iberdrola. Estando já confirmados os municípios de Palmela, Moita, Alcochete e Albufeira, as iniciativas continuarão, de forma levar o conhecimento ecológico a mais comunidades e jovens ao longo de 2024.

 

The Square