«O Bairro Municipal Frederico Ulrich no âmbito do projeto Arquitetura Aqui» é o nome da conferência que será apresentada por Tânia Rodrigues, no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães, no próximo dia 20 de abril, pelas 15h00, integrado no ciclo «LOULÉ na linha do tempo».

Loulé, através da sua edilidade, foi uma das localidades abrangidas pelo DL n.º 34.486, de 6 de abril de 1945 que, naquele ano, receberam comparticipação do Estado para construção de habitação destinada às famílias do concelho com baixos recursos. A construção do bairro, da autoria do arquiteto louletano Manuel Laginha, com projeto de urbanização do engenheiro civil Silveira Ramos, foi a primeira iniciativa municipal no âmbito da Habitação Social, nos anos de 1948-50. Ao abrigo do programa de “Casas para Famílias Pobres”, Manuel Laginha projetou um conjunto de 50 habitações térreas que se destaca, entre outros aspetos, pela ausência de um largo central.

É este bairro que, quase 80 anos depois, está a ser alvo de uma obra de ampliação e requalificação, uma das ações que fazem parte da Estratégia Local de Habitação do Município de Loulé.

A oradora, Tânia Rodrigues, é licenciada em Património Cultural e Mestre em História da Arte – especialização em História da Arte Portuguesa, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. As suas áreas de interesse são o urbanismo e a arquitetura, tendo já publicado alguns artigos sobre estas temáticas.

Atualmente é bolseira de Investigação no Projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985. FCT - PTDC/ART-DAQ/6510/2020.