GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Cepa é o pé da vinha (fig.) e o vocábulo está também associado à conhecida expressão “não passar da cepa torta”.

Como agrónomo vou analisar as raízes que suportam a “cepa torta” do Algarve… o que não é tarefa isenta de riscos, devido aos interesses instalados e ás aspirações obscuras dos detentores do poder.

Nas últimas décadas o Algarve foi-se tornando numa monocultura do turismo… introduzido por estrangeiros. As consequências negativas deste fenómeno não são culpa do turismo nem dos empreendedores estrangeiros… é dos indígenas. Os benefícios do turismo não são reinvestidos em atividades económicas complementares, mas esbanjados com clientelismo e projetos efémeros…

A estrutura fundiária do Algarve é diminuta (c. 1 Há) e tipicamente pulverizada em múltiplas parcelas. Deste modo, o território encontra-se inapto para a agricultura ou para outras atividades económicas. Repare-se que os empreendimentos turísticos ocuparam as grandes propriedades e quando tentaram expandir-se para o minifúndio… falharam. Em todos os países desenvolvidos assistiu-se ao emparcelamento. As agriculturas mais evoluídas, como a Inglesa ou a Holandesa, são aquelas onde a propriedade está melhor e menos dividida…

No Algarve, os proprietários das terras estão envelhecidos porque as herdaram aos setenta anos, quando faleceram os pais aos noventa… é tempo de as atividades primárias (agricultura, pecuária e florestas) deixarem de ser primitivas. Noutros países, as pensões só são atribuídas a quem não tem ou alienou os seus meios de produção. Uma política fiscal adequada (fundiária e sucessória) ajudaria a resolver esta situação.

Ao contrário dos Algarvios, outros investem na coesão territorial, desenvolvendo áreas mais desfavorecidas e/ou remotas. A aquacultura do salmão é disso exemplo na Noruega…

O Algarve é dos territórios potencialmente mais ricos da Europa…, mas neste contexto, os apoios internos e externos foram e vão ser aplicados onde?… obviamente no consumo e em mais burocracia… mais cepa torta.