Dia 23 de março, entre as 20h30 e as 21h30, central elétrica e parte da iluminação serão desligadas

O Forum Algarve, centro comercial gerido pela Multi Portugal, vai associar-se à Hora do Planeta, uma iniciativa promovida anualmente pela World Wide Fund for Nature (WWF). No dia 23 de março, entre as 20h30 e as 21h30, a iluminação do centro comercial será parcialmente desligada, salvaguardando sempre a segurança e o conforto dos seus visitantes e do espaço.

A Hora do Planeta é um movimento mundial que desafia milhões de pessoas a mostrarem o seu compromisso com o planeta, visando promover um momento de reflexão sobre as alterações climáticas.

“É com muito entusiasmo que nos associamos a esta iniciativa. O compromisso com o ambiente é fundamental, sendo que cada ação, não importa o quão grande ou pequena seja, acaba por fazer a diferença”, afirma Sérgio Santos, Diretor do Forum Algarve. “O Forum Algarve tem na sustentabilidade uma das suas principais prioridades, pelo que temos vindo, desde há mais de 10 anos para cá, a implementar práticas sustentáveis na nossa operação diária, de forma a reduzir a nossa pegada ambiental, desde medidas que visam a redução do consumo energético, a poupança de água e uma gestão de resíduos mais eficaz”, acrescenta.

Com o intuito de promover a poupança e eficiência energética, o centro comercial apenas consome energia 100% renovável e usa iluminação exclusivamente LED. Com painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do edifício desde 2012, há mais de 10 anos, o Forum Algarve consegue produzir o equivalente à energia necessária para o consumo anual de mais de 120 pessoas.

Ao longo da última década o Forum Algarve reduziu o consumo de energia em mais de 1,3 milhões de kWh e atualmente consome menos um terço de energia que se consumia há 10 anos.

No mesmo período, o Forum Algarve reduziu o seu consumo de água em cerca de 3,4 milhões de litros, o equivalente a 25.000 banhos de imersão, e reduziu a produção de resíduos em 20 toneladas por ano, sendo que 99,9% dos resíduos produzidos no Centro são valorizados. Os postos de carregamento de veículos elétricos instalados no centro comercial já permitiram evitar a emissão de 116 toneladas de CO2.

Estes são alguns dos indicadores que mostram o compromisso do Forum Algarve para com a sustentabilidade ambiental. Da energia aos resíduos, da iluminação LED aos painéis fotovoltaicos, o Forum Algarve é reconhecido como um exemplo na região.