Um evento com impacto estratégico para o Algarve e para o País, para o Turismo e para o investimento num território de futuro, globalmente atrativo

O Conselho Diretivo da CCDR Algarve saúda a decisão de realização da Fórmula 1 no Algarve, hoje confirmado para os anos de 2027 e 2028, sublinhando o esforço e total empenho do Governo da República, com especial responsabilidade do Ministério da Economia e da Coesão Territorial e da Secretaria de Estado do Turismo, das entidades de promoção turística, em particular o Turismo de Portugal e Turismo do Algarve, da Parkalgar, dos Municípios, em concertação com o Autódromo Internacional do Algarve e as diversas entidades do setor.  Esta é uma excelente notícia para o Algarve. 

Para a CCDR Algarve o que é bom para o Algarve é bom para o País, e esta é uma excelente oportunidade de promoção do território, atração de investimento privado e público, receitas no turismo e atividades económicas conexas. Eventos desta escala potenciam o efeito multiplicador em diversos sectores, contribuindo para a estratégia de crescimento económico.

Assinale se que, em 2024, o Algarve tinha 98 598 empresas com sede na região, 20 mil das quais com atividades de Alojamento, restauração e similares. Das 233 462 pessoas ao serviço, 60 mil trabalhavam no alojamento e restauração e 32 mil no comércio e serviços. Em 2024 o VAB gerado pelas empresas de Alojamento e restauração foi de 1.659 milhões de euros e o do comércio por grosso e a retalho rondou 848 milhões de euros.   A decisão de trazer a Fórmula 1 para Portugal e para o Algarve gera emprego, aumenta as receitas turísticas e qualificará ainda mais a nossa oferta no turismo global.

A CCDR Algarve congratula este reencontro de Portugal e do Algarve com a Fórmula 1, oportunidade que por todos deve ser aproveitada para que este evento global se traduza em ganhos reais e duradouros para o País, para economia regional e coesão territorial.

 

CCDR Algarve