Evento que conta com várias marcas associadas produziu 583 referências nos meios de Comunicação Social, revelou estudo que monitorizou 50 festivais em todo o País.

O Festival F foi um dos festivais que geraram melhores retornos para as marcas em todo o País. Segundo um estudo recentemente tornado público, o evento, que teve no mês de setembro a sua sexta edição, gerou um retorno mediático superior a cinco milhões de euros.

De acordo com o mesmo estudo, realizado pela Media Monitor, da Marktest, que monitorizou 50 festivais, o Festival F –, que conta com várias marcas associadas mas nenhum name sponsor –, produziu 583 referências nos meios de comunicação social.

Outra estimativa feita pela Cision sobre a última edição do festival F aponta para 29 milhões de impressões (leitores, utilizadores de internet, ouvintes e telespetadores) e para que 22 por cento da população portuguesa tenha estado exposta 13 ou mais vezes a notícias sobre o evento.

Ao longo dos seis anos de vida, o Festival F já se consolidou como grande festival em Portugal e como um marco na agenda regional e nacional. Em 2019, obteve a maior afluência de público de sempre: teve 60 mil espetadores ao longo dos três dias de festival (5, 6 e 7 de setembro) e contou com lotação esgotada, pela primeira vez, no dia 6.

O Festival F, promovido pelo Município de Faro, Teatro Municipal de Faro, S.M., Ambifaro e pela produtora Sons em Trânsito, contou com parceiros como a Cofina, Cafés Delta, Diageo, Ecoevento (Algar), Fagar, Fnac, Forum Algarve, IPDJ, JABA, Lusíadas, MBWay, MEO, NiT, Rádio Comercial, Red Bull, Schweppes, Sommersby, StarSul, Unicer e TVI.

Na passada quarta-feira, o Município de Faro, como copromotor do Festival F e do Açoteia – Faro Rooftop Festival, associou-se também ao movimento inédito DeclareAção, que junta várias entidades promotoras de espetáculos, festivais e eventos e visa desafiar a comunidade nacional a adotar comportamentos em prol de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Com o objetivo de consciencializar e convocar a sociedade para a mudança de comportamentos, o movimento, inspirado no ano de Lisboa, Capital Verde Europeia, vai mobilizar jovens de todo o País para definir ações que façam do Mundo um lugar melhor, dando assim origem à primeira declaração de atitudes que todos poderão assinar ao colocá-las em prática.

 

Por: CM Faro