No âmbito do Dia Internacional de Limpeza Costeira

 A Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS) lança uma campanha de sensibilização junto da população para a necessidade de colocar as máscaras e luvas (equipamento de proteção COVID-19) no lixo doméstico, o que permite proteger o oceano que está a ser invadido por este "novo lixo".

A campanha foi lançada a 19 de setembro no facebook da FPAS, no âmbito do Dia Internacional de Limpeza Costeira, que se assinalou no mesmo dia.

 O contexto de pandemia que vivemos face ao novo coronavírus obriga à utilização diária de material de proteção individual que se materializa em máscaras, viseiras e luvas.

O caráter descartável do mesmo, obriga à sua substituição diária e a sua utilização massiva e forma défice de como é descartado, tem-no transformado em “novo lixo”.

 Por esta razão, a FPAS leva a cabo uma campanha de sensibilização para alertar a população para a necessidade de colocar este “novo lixo” nos recipientes domésticos e para isso, desafiou vários atletas das modalidades de pesca submarina, mergulho e fotografia e vídeo subaquático, a participar na campanha que foi gravada em Sesimbra.

 Paralelamente, a FPAS convida a população em geral e os praticantes de modalidades subaquáticas, a participar na criação de um observatório e a referenciar este tipo de lixo, se possível, através do envio de fotografias ou vídeos de máscaras e luvas que encontrem no oceano.

Através desta partilha, será possível ter um conhecimento mais detalhado da presença deste “novo lixo” nos oceanos, uma vez que esta referenciação deve ser acompanhada ainda de data e localização e ser enviada para o seguinte email: secretaria@fpas.pt.

No âmbito da responsabilidade social e com esta campanha, a FPAS reforça o seu compromisso na proteção dos oceanos e meios envolventes, assim como na garantia de segurança para a prática das atividades subaquáticas.

 

Por: Articleland