A ARTIS XXI e a Questão Repetida apresentam Fascius Porcus, no dia 20 de abril, pelas 19 horas, no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa.

Fascius Porcus propõe uma viagem a um futuro não muito distante, em que duas personagens de um partido de extrema-direita recém-eleito, se encontram a governar o país e a planear reformas radicalistas, capazes de fazer estremecer a nação. 

Numa espécie de comédia trágica, esta governação é levada a cabo por dois fascistas, uma primeira-ministra e o seu assessor, pretendendo conduzir a uma reflexão e debate sobre o risco de perda do direito à liberdade.

Neste ano, em que se assinalam os 50 anos do 25 de abril, a liberdade que conhecemos está em perigo, não devendo, por esse motivo, ser vista como um direito garantido. Fascius Porcus pretende contribuir para o reconhecimento da revolução que ofereceu a Portugal a democracia e consciencializar o público dos direitos e deveres enquanto cidadãos livres, para que desta forma, a liberdade seja valorizada e assegurada.

Com texto e encenação de Marta Freitas Almendra e direção artística de Francisca Marinheira, Fascius Porcus conta com a interpretação de João Pedro Correia e Luísa Osório.

Primeiramente, a peça será levada a palco no dia 19 de abril, às 10h45 numa apresentação exclusiva para jovens alunos. Decorrerá mais uma sessão para o público em geral, com estreia marcada para o dia 20 de abril, às 19 horas, no Auditório Carlos do Carmo em Lagoa.

Os bilhetes estão à venda nas bilheteiras físicas, na bol e/ou em postos aderentes como a FNAC, Worten, CTT, entre outros.

Este evento é co-produzido pela Questão Repetida, com o apoio da Direção-Geral das Artes, Município de Loulé e Município de Lagoa.

 

Artis 21