Faro destrona Porto como melhor aeroporto português, Lisboa continua a ser o pior, segundo AirHelp

O Aeroporto de Faro destronou o do Porto enquanto melhor aeroporto português, continuando o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, a ser considerado o pior a nível nacional, de acordo com o AirHelp Score 2025, divulgado esta terça-feira, 8 de julho, pela AirHelp.
O Aeroporto de Faro destronou o do Porto enquanto melhor aeroporto português, continuando o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, a ser considerado o pior a nível nacional, apurou o AirHelp Score 2025, que é desenvolvido pela AirHelp e que analisou 250 aeroportos em todo o mundo.
“Em Portugal, e comparativamente a anos anteriores, existem algumas mudanças”, começa por indicar a AirHelp, que elabora este ranking de aeroportos e companhias aéreas há 10 anos.
A principal mudança prende-se com o facto do Aeroporto de Faro, no Algarve, ter passado a ser considerado o melhor aeroporto português, destronando o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, que passou para a terceira posição do ranking nacional.
Segundo a AirHelp, a nível global, o Aeroporto de Faro ficou classificado na 118.ª posição entre 250 aeroportos analisados em todo o mundo, apresentando uma “pontuação global de 7,58”, incluindo 7,70 pontos ao nível da pontualidade, 7,40 na consideração dos clientes e 7,30 na qualidade da sua área de restauração e lojas.
Na segunda posição passou a constar o Aeroporto da Madeira, que ficou classificado na 201.ª posição do ranking global, com uma pontuação total de 7,18, seguindo-se o Aeroporto do Porto, que obteve a 205.ª posição a nível global, o que, segundo a AirHelp, representa “uma queda significativa face a 2024, onde estava no 117º lugar”.
A AirHelp atribui a descida do Aeroporto do Porto no ranking a uma “queda geral nos vários parâmetros de avaliação”, uma vez que, ao nível da pontualidade, a infraestrutura passou de uma pontuação de 7,30 para 6,90, enquanto na consideração dos clientes passou de 8,20 para 7,80 e na restauração e lojas houve uma descida de 7,90 para 7,0, o que levou a pontuação final a ser de 7,13.
O que não sofreu alterações foi o facto do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, continuar a ser o pior aeroporto português, tendo ficado na 244.ª posição num total de 250 aeroportos analisados, ainda que se tenham registado algumas melhorias ao nível da pontualidade, cuja classificações passou de 5,80 para 6,10.
O Aeroporto de Lisboa obteve uma classificação total de 6,53 pontos, incluindo 6,10 na pontualidade; 7,20 na consideração dos clientes e 7,20 na qualidade da sua área de restauração e lojas, encontrando-se, por isso, “no fim do ranking global da AirHelp”.
A nível mundial, o AirHelp Score 2025 colocou na primeira posição o Aeroporto da Cidade do Cabo, na Àfrica do Sul, com uma pontuação global de 8,57, incluindo 8,60 na pontualidade; 8,70 nas avaliações dos passageiros e 8,30 para a qualidade das instalações comerciais e de restauração.
Já o Aeroporto de Doha, no Qatar, que no ano passado tinha ficado no primeiro lugar do AirHelp Score 2025, caiu para o segundo lugar apesar de ter mantido a sua pontuação global de 8,52 pontos, enquanto o Aeroporto King Khalid, em Riade, na Arábia Saudita, subiu para a terceira posição, com uma pontuação total de 8,47, quando no ano passado tinha sido o 33.º a nível mundial.
O AirHelp Score é elaborado anualmente pela AirHelp, com base em dados das companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo, incluindo parâmetros como a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade das instalações de restauração e de lojas do aeroporto.
Por: Publituris